Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2015 - 07:48

Projeto Ninho de Livro é selecionado para matchfunding da Natura Cidades


Entre os dias 15 de novembro e 15 de dezembro todo o valor arrecadado para o projeto será dobrado pela Natura.

O projeto Ninho de Livro, criado pela agência carioca de benfeitorias para as cidades Satrápia, foi um dos seis projetos de intervenções urbanas selecionado para participar do matchfunding da Natura Cidades, formato de financiamento coletivo para projetos criativos. Bibliotecas colaborativas em formato de casas de passarinho serão instaladas em dez comunidades pacificadas, visando a democratização do acesso à leitura e disseminação da cultura de troca. As comunidades serão escolhidas de maneira colaborativa, na qual quem investir no projeto também poderá votar nas comunidades que gostariam que recebessem o projeto. Os ninhos serão instalados a partir de janeiro de 2016.

Os projetos de intervenção urbana criados para tornar espaços públicos do Rio de Janeiro mais bonitos, funcionais e favoráveis à convivência foram selecionados por uma parceria entre a Natura e a plataforma online Benfeitoria para obter recursos para sua implantação em 2016. Todas as propostas visam transformar a relação dos cidadãos com a cidade, por meio do cuidado e da valorização dos espaços públicos de diferentes bairros cariocas.

“Recebemos muitos pedidos de pessoas que gostariam de ver nossos ninhos em outros pontos da cidade e essa é a chance de todos que acreditam no projeto poderem contribuir com a disseminação da ideia”, comenta Renata Tasca, uma das idealizadoras do projeto Ninho de Livro.

Os projetos selecionados farão campanhas de financiamento coletivo no site da Benfeitoria (https://beta.benfeitoria.com/ninhodelivro) entre os dias 15 de novembro e 15 de dezembro. O valor arrecadado por cada projeto será dobrado pela Natura numa prática de parceria inédita entre empresa e sociedade nomeada matchfunding. A cada R$ 1,00 (um real) que receberem dos apoiadores, a Natura vai investir mais R$ 1,00, dobrando o valor arrecadado, até que a meta seja atingida. No Brasil, essa prática por parte da iniciativa privada é uma novidade e neste piloto a Natura vai distribuir R$ 100 mil entre os projetos que concluírem suas campanhas de arrecadação com sucesso.

O objetivo desta iniciativa é criar, em colaboração com cidadãos, ativistas e órgãos de governo, soluções que contribuam para ressignificar os espaços urbanos. Segundo Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura, esta nova chancela tem por objetivo “cuidar do ambiente em que vivemos e reconectar as pessoas com o espaço público, atuando nas cidades por meio de intervenções que tornem os espaços mais agradáveis e favoráveis ao encontro”.

Os projetos foram selecionados por uma curadoria, formada por profissionais da Natura e da Benfeitoria, segundo os critérios de potencial de geração de impacto, inovação, viabilidade de execução, alcance (número de pessoas impactadas e usuários), relação custo-benefício, atributos de inclusão (como acessibilidade), e sustentabilidade.

“Participar dessa iniciativa é muito além do que simplesmente colocar o projeto na rua. É fazer parte da mudança da sociedade, que está entendendo que a economia colaborativa é uma grande aliada na melhoria das nossas cidades”, conclui Myrtes Mattos, uma das idealizadoras do projeto Ninho de Livro.

Satrápia —Fundada em agosto de 2013 pelas sócias Myrtes Mattos e Renata Tasca, a Satrápia é uma empresa que cria ações de inovações para as cidades. “Se a cidade fosse minha, o que nela teria?”, seguindo esta ideia a empresa cria, busca, desenvolve e produz projetos socioculturais que visam melhoria nas cidades. A empresa conta com o apoio de empresas, do poder público e da sociedade para conseguir realizar esse objetivo. | www.satrapia.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira