Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2015 - 08:15

O retrô na decoração


Aposte na tendência que chega com tudo para equilibrar e dar charme aos ambientes.

Assim como a moda, a decoração também utiliza referências das décadas passadas. Se hoje os anos 1970 estão em todas as lojas de roupas, nas de mobiliário os anos 1950 e 1960 também aparecem com força. Confira as dicas do arquiteto e sócio da Habitable Cadeiras, Miguel Feres Rodrigues, para investir na tendência e deixar os ambientes charmosos e equilibrados.

O design leve, que suaviza eventuais durezas na decoração, seduz o comprador interessado em mobiliário de inspiração retrô. As cores dos tecidos, claras e pastéis, e os estampados característicos da época, aliados ao trabalho de alta marcenaria destacando a madeira, são itens que geralmente atraem as pessoas de bom gosto. “Para acertar, lembre-se da palavra equilíbrio. Por exemplo: se você tem uma mesa rústica de madeira, pesada e imponente, a composição com cadeiras retrôs irá levantar e equilibrar o ambiente, deixando-o mais leve e agradável. Um espaço com móveis muito pesados, sempre recebe muito bem o retrô, com suas formas mais arredondadas e design clean, quase minimalista”, afirma Miguel.

É por isso que é muito comum os móveis com inspiração nos anos 1950 e 1960 aparecerem combinados com outros estilos de mobiliário. “Dificilmente vamos encontrar um ambiente inteiro retrô. O mais comum é utilizar algumas peças desse estilo juntas a peças de outro, evitando, com isso, o exagero e a aparência datada na decoração”, acrescenta o arquiteto.

Outra vantagem do design retrô é que ele se encaixa em qualquer tipo de decoração. Mesmo ambientes com muitas informações, com largo uso de pedras, granitos e cores nas paredes, costumam receber muito bem o mobiliário retrô. “As peças em madeira e com cores alegres e joviais aliviam e aquecem o espaço”, explica Miguel.

Pode-se também utilizar uma peça retrô como móvel expositor, ou seja, um móvel colocado para ser a sensação do espaço como um todo. “Somente em ambientes estritamente clássicos é preciso cuidado antes de inserir esse estilo porque ele destoa, briga com a decoração. Como o design retrô veio após o uso do clássico e surgiu muito diferente, a combinação não costuma ficar agradável”, finaliza Miguel.

Habitable Cadeiras —Inaugurada em 1990, a Habitable Cadeiras trabalha com os produtos de fabricação própria, tais como cadeiras para salas de jantar, para cozinhas e áreas externas, bancos, mesas e poltronas, todos com design diferenciado e qualidade que serve de parâmetro para diversas outras marcas em todo o Brasil. | www.habitable.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira