Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Shell diz que petróleo encontrado na bacia de Santos é comercial

Rio de Janeiro - A Royal Dutch Shell declarou nesta quinta-feira comercialmente viáveis duas descobertas no bloco BS-4 na bacia de Santos.

A Shell tinha até o fim do ano para decidir se devolveria o bloco à Agência Nacional de Petróleo (ANP) ou ficaria com ele. Agora a empresa continuará com as avaliações das descobertas e vai definir o conceito de desenvolvimento do bloco de águas profundas nos próximos meses.

"Mais trabalho é necessário para avaliar ainda mais as descobertas e definir um conceito de desenvolvimento do campo que seja considerado econômico", disse John Haney, vice-presidente de exploração e produção da Shell Brasil, em um comunicado.

O bloco BS-4 mostrou total de 1,6 bilhão de barris em reservas de petróleo bruto. O petróleo tem grau de 14 API e a cabeça do poço está em uma profundidade de 1.550 metros.

A maior parte do petróleo encontrado no Brasil é bruto e se localiza em grandes profundidades, o que torna mais cara a extração.

A petrolífera afirmou ser cedo demais para dizer quando o projeto começaria a produzir.

A Shell é a operadora, com participação de 40 por cento, enquanto a Petrobras é dona de outros 40 por cento da concessão. A norte-americana Chevron tem uma fatia de 20 por cento.

A Shell é uma das poucas empresas estrangeiras que produzem petróleo no Brasil e está em fase de desenvolvimento de outro bloco na bacia de Campos. A empresa também produz gás natural no campo de Merluza, junto da Petrobras. | Por: Andrei Khalip/Reuters

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira