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25/11/2015 - 07:21

Para vencer a crise econômica, estratégia de venda multicanal é adotada por grandes varejistas

São Paulo—Com a economia em recessão e o menor poder de consumo do brasileiro, as empresas têm adotado estratégias diferentes para manter-se em crescimento e entre os lideres de seus segmentos. Exemplos disso são companhias que estão procurando alternativas para seus tradicionais modelos de negócio e ingressando em novas frentes. Um caso de destaque recente é o da Natura, até então totalmente focada em vendas diretas com seus representantes e que anunciou que pretende abrir lojas físicas em locais de comércio de luxo da capital paulista, em um projeto que pode chegar a 250 pontos nos próximos anos.

O objetivo da companhia, que em 2014 já abriu as vendas pela internet, é atrair o público jovem, das classes A e B, atualmente, reticente a compra no catálogo. “É fato que a Natura não pode fugir dessa estratégia multicanal, pois esse plano já vinha se arrastando e o objetivo era abrir mais ou menos trinta lojas, por isso, já começaram a testar a adesão em redes de farmácia. Desta forma, a empresa já possui quase dez mil pontos com produtos deles, desde banca de jornal, salão de beleza e entre outros”, comenta Marlety Gubel, especialista em gestão omnichannel e fundadora da FullCommerce Brasil.

O comunicado da Natura reforça a pressão do mercado, mas apresenta um movimento visto de forma positiva por acionistas e investidores. A empresa apresenta no acumulado dos últimos meses uma desvalorização acima dos 20% em seus papeis, com o anúncio da abertura de lojas físicas, contudo, chegou a recuperar 1,48%. “O mercado já cobrava uma movimentação por parte da Natura e a estratégia de vendas multicanal fazia todo o sentido, principalmente por aumentar as vendas e ajudar a fidelizar diferentes públicos. Esse movimento reforçará o valor da marca”, explica a executiva.

Para Marlety, as empresas já têm conhecimento do modelo multicanal, contudo emperram no modo de como operacionaliza-lo. “A maioria das corporações, principalmente as grandes, entendem a importância do multicanal. Neste ponto, a questão é que as empresas que sempre se focaram num modelo de negócio, como, por exemplo, as vendas diretas, têm dificuldade de abrir uma loja física e, assim, tornar seus produtos e colaboradores preparados para essa nova demanda”, afirma a especialista.

FullCommerce Brasil —Fundada no final de 2012, a FullCommerce Brasilé uma empresa de serviços que fornece estratégia, gestão e ferramentas operacionais dinâmicas e convergentes, para ampliar as vendas e a interação com os consumidores multicanais. A empresa visa à construção de marcas fortes, que necessitam da inovação por meio dos canais para gerar novos negócios e fortalecer suas marcas com seus consumidores multicanais. A empresa conta a experiência de seus fundadores no mercado de negócios e de varejo físico e online. Com mais de 15 clientes, entre eles P&G/Olay, Marini, Utilplast, Case Mate e Adcos., e investimento inicial de 150 mil reais, a empresa faturou, em 2014, R$ 3 milhões, e, em 2015, espera bater a marca de R$ 4,5 milhões.

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