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26/11/2015 - 07:34

Operação logística do Zenfone 2 permite entrega em 24 horas após fabricação


Mais de 100 mil smartphones foram recebidos, separados e expedidos pelo CD da Columbia em Cotia nos primeiros 60 dias de vendas no país.

O smartphone mais inovador de 2015 sai da linha de montagem pela manhã e no dia seguinte é entregue na casa do cliente que fez sua compra pela internet. Esse atendimento de primeiro mundo já acontece no Brasil, graças a uma operação logística complexa e muito eficiente.

O Zenfone 2, novo smartphone da ASUS, é um sucesso de vendas. Lançado em 20 de agosto, teve mais de 100 mil unidades comercializadas nos primeiros 60 dias no Brasil, segundo o fabricante.

Conhecido como "matador de tops de linha", o aparelho tem a melhor relação custo benefício do mercado, entregando funcionalidades de tops de linha, com um preço extremamente competitivo.

Também é imbatível pela memória RAM (4 GB), pela tela de 5,5 polegadas com resolução 1080p e pela câmera traseira de 13 megapixels. Além disso, a câmera dianteira de 5 megapixels, com lente grande angular, que permite fazer "selfies" com um quadro mais amplo. E o aparelho ainda conta com exclusivo modo de captura de fotos com pouca luz.

Todo este conjunto de inovações levou ao sucesso instantâneo do Zenfone 2. E para entregar esses milhares de unidades no dia seguinte em que são produzidas, em boa parte dos pedidos, o operador logístico Columbia montou um processo igualmente "matador" em seu Centro de Distribuição de 10 mil metros quadrados, localizado nas imediações do Rodoanel de São Paulo, facilitando o acesso às vias de distribuição.

"Os produtos que saem da linha de montagem pela manhã são recebidos, processados e expedidos aos clientes finais no mesmo dia. Com a redução do tempo de entrega aumentamos a satisfação dos clientes da ASUS, além de deixar o 'fluxo de caixa' da operação mais justo, uma vez que estes itens são vendidos assim que produzidos", explica João Lordêllo, gerente de Negócios da Columbia.

Para chegar a este nível de agilidade, o operador logístico tem que cumprir metas muito exigentes de precisão dos estoques, de separações e de entregas dos produtos. "Evitar erros no atendimento de milhares de pedidos é uma tarefa difícil e fundamental para o sucesso das vendas online, principalmente quando se trata de itens de alta tecnologia e alto valor agregado", afirma Lordêllo.

A operação logística começa com um detalhado planejamento do ritmo de produção e recebimentos dos produtos no CD da Columbia. O processamento de dados e as atividades administrativas são antecipadas. Também foi necessário ajustar e integrar os sistemas informatizados da ASUS e da operadora logística para reduzir o tempo de atendimento de cada pedido. Processos foram redesenhados para melhorar o desempenho operacional. E a equipe de funcionários da Columbia recebeu treinamento especializado para a atividade com o produto eletrônico de alto valor agregado.

"Preparamos as pessoas, os processos e os sistemas para atender especialmente às necessidades e características desta operação. Procuramos entender profundamente o negócio dos nossos clientes e as necessidades específicas de cada um para ajustar as operações às demandas e garantir o melhor atendimento", relata o gerente da Columbia.

O Grupo Columbia tem 73 anos de atuação no Brasil e é formado por empresas de comércio exterior, logística integrada, armazéns refrigerados e frigorificados, operações portuárias, sourcing para o setor de moda e fornecimento de hard commodities, combustíveis sólidos e bioenergia. Conta com mais de 380 mil metros quadrados de área de armazenagem em Cotia e Cajamar (SP), Curitiba (PR), Itajaí (SC) e Simões Filho (BA).

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