Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/11/2015 - 07:49

Abimaq vê riscos no aumento da alíquota de importação do aço


Reduz competitividade da indústria, alerta.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos(Abimaq), há o risco de aprofundamento da crise no setor e em outros segmentos que utilizam aço na sua produção.

Associações de setores que utilizam a commoditie na fabricação de seus produtos reunidas no dia 25 de novembro(quarta-feira), na sede da Abimaq decidiram iniciar uma guerra contra a possível elevação tarifária anunciada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, da alíquota de importação do aço.

A grande preocupação é o risco de diversos produtos—de carros a fogões — terem forte aumento de preços, assim como piorar a crise no setor de máquinas e equipamentos, que nos últimos dois anos demitiu 60 mil pessoas.

Qualquer alteração de preço em um componente importante como o aço representa uma mudança significativa no preço final dos produtos que o utilizam. Na opinião dos representantes das entidades, esse não é o momento de repasses.

Para Carlos Pastoriza, presidente do Conselho de Administração da Abimaq, o valor do aço importado é usado como referência para todo o setor: “Se o preço do importado sobe, o valor do similar nacional também vai acompanhar esse movimento.”

Segundo Pastoriza, essa proposta é um descalabro. “A Cosipa, por exemplo, fechou as portas porque seu principal cliente, o setor de máquinas equipamentos, está quebrado. Hoje, a alíquota de importação de máquinas é de 6,5%, enquanto a do aço é de 8 % a 12%. Então, ao elevar ainda mais a do aço, a mensagem do governo é que é melhor nós importarmos máquinas. Estamos no movimento contrário, que seria estimular a indústria de transformação no Brasil”, completa.

Entidades presentes.: .Simefre: Paschoal De Mario (assessor) |. Eletros: Luiz Alberto Zanardi (coordenador setorial de Linha Branca) | . Abifer: Nelson Rodrigues (assessor da Presidência) |. Abinee: Luiz Cezar Elias Rochel (gerente do Departamento de Economia) | . Abimaq: Carlos Pastoriza (presidente do Conselho de Administração) | . Abipeças: Paulo Roberto Rodrigues Butori (presidente) | . ABFA: Christian Arntsen (diretor) | . CBIC: Eduardo May Zaidan (vice-presidente de Economia) | . ABCEM: Ronaldo do Carmo Soares (diretor -executivo) | . Sicetel: Walter Antonio Romano (gerente-executivo).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira