Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/11/2015 - 07:56

ANEC comemora 50 anos de apoio ao setor exportador

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC) celebra seus 50 anos de história neste ano e, para marcar a data, receberá associados e convidados em jantar em São Paulo no próximo dia 26 de novembro(quinta-feira), às 20 horas. A celebração marca as cinco décadas do trabalho realizado pela ANEC em favor do desenvolvimento do setor e da abertura de novos mercados para a exportação de grãos brasileiros.

“Nos tornamos referência técnica em procedimentos para a exportação de soja e milho. Nossos comitês Técnico e de Contratos Internacionais foram essenciais para atingirmos esse patamar, graças à credibilidade e confiança que conseguem imprimir em toda nossa atuação”, diz o diretor-geral da ANEC, Sérgio Mendes. Hoje, a Associação atua diretamente com os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, assim como nas Câmaras Temáticas da Soja, do Milho, de Infraestrutura e Logística, sempre zelando pela defesa dos interesses do setor exportador.

Ao longo de sua história, a ANEC teve papel importante na interlocução entre exportadores e governo, com o objetivo de ampliar a penetração de produtos brasileiros em todo o mundo. Para redigir seus primeiros contratos de compra e venda de milho e soja no mercado internacional, em 1971, a Associação reuniu um grupo de especialistas nas regras de comercialização da GAFTA (Grain And Feed Trade Association) e da FOSFA (Federations Of Oils, Seeds & Fats Association).

A entidade também participou ativamente dos debates que levaram ao texto final da Lei Complementar No. 87, de 1996, conhecida como “Lei Kandir”, que isentou do tributo ICMS os produtos e serviços destinados à exportação. À época, a ANEC defendeu que a desoneração do agricultor brasileiro era imprescindível para enfrentar o subsídio americano à soja. Desde o advento da Lei Kandir, as exportações brasileiras de soja, principal produto comercializado pelos associados da ANEC, aumentaram em 14 vezes seu volume, devendo atingir ao final do ano de 2015 um total de 52 milhões de toneladas embarcadas, mais um novo recorde para o setor.

A ANEC, mais recentemente, desempenhou papel fundamental para a abertura do mercado chinês ao milho brasileiro. Trabalhando em conjunto com o governo, a associação contribuiu diretamente para a assinatura de protocolo de exportação de milho entre os dois países.

Representatividade da ANEC —A ANEC tem atualmente 40 associados incluindo trading companies cooperativas, prestadores de serviços na área agrícola, entre outras empresas ligadas de alguma forma ao setor de exportação de grãos. A própria diretoria da associação é formada por executivos dessas empresas, que se reúnem trimestralmente para discutir oportunidades e desafios para o setor.

As principais questões hoje em pauta na associação vão desde impactos da burocracia na operação até a necessidade de novos e melhores investimentos em infraestrutura. No primeiro caso, a bandeira da ANEC é a padronização dos procedimentos de liberação de embarque e emissão de documentos nos portos nacionais, algo que facilitaria o planejamento dos exportadores e melhoraria sua eficiência e produtividade. No segundo caso, o debate gira em torno dos modais mais adequados para escoar esses produtos em cada região e quais os investimentos e melhorias que seriam necessários para viabiliza-los.

Nos primeiros dez meses de 2015, os associados da ANEC movimentaram mais de 50 milhões de toneladas, 13,7% mais que em igual período do ano passado. Essa é a primeira vez na história da associação que a marca de 50 milhões de toneladas é superada – e ela ainda deve ser revista para cima, com os volumes de novembro e dezembro.

O total de soja embarcada apenas em outubro deste ano foi de 2 milhões de toneladas, novo recorde para o mês e quase quatro vezes mais que no mesmo período de 2014. A ANEC estima que o volume total de exportações até o final do supere os 52 milhões de toneladas embarcadas.

Jantar da ANEC, Espaço Villa Lobos (Avenida Gonçalo Madeira, 209) – Jaguaré (SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira