Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/11/2015 - 07:42

Projeto de Empreendedorismo Social Red Bull Amaphiko Academy

Academia tem palestras e workshops para inovadores sociais no Centro de São Paulo. Red Bull Amaphiko Academy vai inspirar e impulsionar projetos de jovens inovadores e oferecer eventos aos visitantes do Red Bull Station.

Durante oito dias de dezembro, o centro de São Paulo abrigará um celeiro que reunirá jovens que usam seus talentos, energia e criatividade para transformar suas realidades.

Uma turma de 15 empreendedores sociais se reunirá para trocar conhecimento e experiências durante a Red Bull Amaphiko Academy (amaphiko.redbull.com), de 1º a 8 de dezembro.

O Red Bull Amaphiko iniciou seu trabalho com jovens sul-africanos e brasileiros em 2014 e, em 2015, selecionou pessoas de todo o Brasil com projetos que criam diferentes formas de realizar transformações sociais e tornam as cidades melhores lugares para se viver.

Entre os selecionados, estão projetos como o Alinha, uma plataforma online focada em cooperar para a melhora das condições de trabalho na indústria da moda, e Gueto pro Gueto, que promove eventos nas periferias de São Paulo e leva estrutura de som para artistas locais apresentarem seus trabalhos.

Ao fazer parte do Red Bull Amaphiko, os participantes seguem numa jornada de um ano e meio de duração, que inclui desde acompanhamento de especialistas em temas como constituição jurídica, modelo de negócios até storytelling e branding.

“Os workshops agora e as sessões de mentoria ao longo do programa são uma oportunidade de deixar meu negócio mais profissional e aumentar a minha rede”, diz Hamilton da Silva, que participará da Academia e do programa com o Saladorama, um serviço de delivery de saladas para comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro. “Além disso, quero adquirir uma visão global das coisas, que acredito ser fundamental para o meu negócio”.

Durante a Academia, os participantes terão conversas e workshops que abordarão temas como arrecadação de recursos, planejamento e comunicação. Entre os palestrantes e mentores do grupo, estarão nomes como Eugenio Scannavino (médico sanitarista que há mais de 30 anos atua com a ONG Saúde e Alegria em comunidades na Amazônia) e Jon Rose, que mantém o projeto Waves for Water (que tem como objetivo levar água potável a cada pessoa no mundo que precisa).

Os novos participantes ainda passarão a semana de atividades com os 15 inovadores que participaram do programa entre 2014 e 2015, como André Cervi, do projeto Atados, uma plataforma digital que conecta ONGs e voluntários, e Tony Marlon, criador da Escola de Notícias, uma empresa social que oferece serviços de produção de conteúdo e reinveste os seus recursos na manutenção da escola de comunicação e empreendedorismo criada no bairro de Campo Limpo, em São Paulo.

Programação aberta ao público —Durante a Academia, o Red Bull Station receberá eventos abertos ao público. De 4 de dezembro a 30 de janeiro, o espaço exibe “Viva os Catadores”, primeira mostra de Martha Cooper, fotógrafa norte-americana mais importante do cenário de arte urbana mundial.

Idealizada em parceria com o Pimp My Carroça, projeto do artista Mundano, a exposição traz imagens de catadores de materiais recicláveis trabalhando no Brasil e no exterior.

No dia 5 (sábado), a partir das 14h, o público poderá acompanhar intervenções feitas nas ruas da região central pelos grupos Acupuntura Urbana, Cidade Azul e Shoot the Shit. A ideia é realizar ações para melhorar, revitalizar e ressignificar espaços públicos.

Na mesma tarde, o Red Bull Station contará com apresentações dos projetos de dança Pélagos e Movimentarte e pocket shows do rapper Felipe Rima e com a cantora de dancehall Lei di Dai.

Já no dia 15 (terça-feira), a escritora norte-americana Alexa Clay lança o livro “A Economia dos Desajustados”, (272 páginas, Figurati). A publicação aborda o empreendedorismo de uma maneira inusitada, mostrando que podemos aprender lições de criatividade com a “economia das margens” – pessoas que estão fora do sistema, nas periferias, como gângsteres, ex-presidiários, hackers e outros empreendedores informais –, e adaptar esse aprendizado para um propósito empreendedor, social e transformador.

Red Bull Station, terça a sexta-feira, das 11h às 20h. Sábádo, das 11h às 19h, Praça da Bandeira, 137, Centro, Telefone 3107-5065

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira