Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/02/2008 - 11:56

Guilherme Spinelli participa do Mitsubishi Motors Sailing Week

Piloto da Mitsubishi Racing veleja enquanto aguarda a abertura da temporada 2008 de rally.

Quem vê o piloto Guilherme Spinelli, tetra-campeão brasileiro de rally cross-country, acelerando e levantando poeira, não pode imaginar que esse carioca também é apaixonado por vela. Em fevereiro, enquanto aguarda a abertura da temporada 2008 de rali, ele segue para Florianópolis para acompanhar o Mitsubishi Motors Sailing Week Ilha de Santa Catarina, o mais tradicional circuito de vela oceânica do sul do país. “Velejo amadoramente e será minha primeira vez a bordo de um barco de oceano”, conta.

E a estréia não poderia ser em melhor companhia. Guiga vai para Florianópolis encontrar Betão Pandiani, um dos maiores nomes da vela de aventura do mundo, e que acaba de chegar da primeira etapa da famosa Travessia do Pacífico, 3,8 mil milhas de mar aberto a bordo de um catamarã. “Por causa dos compromissos nos ralis acabei me afastando do esporte, mas velejar é uma curtição e vou tentar não atrapalhar”, brinca.

A herança náutica de Guilherme Spinelli vem da infância, tempo em que a família tinha uma casa na Lagoa de Araruama, Região dos Lagos, Rio de Janeiro, um lugar conhecido como uma das melhores raias do Brasil para competições náuticas. “Já velejei de laser, dingue e hobie-cat, mas nunca campetindo”, conta. Por volta dos 20 anos, a carreira como piloto levou-o para longe da Lagoa e o as velejadas tornaram-se cada vez mais escassas. “Nem me lembro direito dos termos técnicos, mas ainda sei que não existem cordas num barco”, brinca Guiga referindo-se a uma das gafes mais cometidas entre os leigos, chamar de corda os cabos da embarcação.

Piloto da Mitsubishi Racing desde a formação do time original, em 99, Guilherme Spinelli é destaque na mídia nacional como um dos mais completos pilotos de rali do Brasil. Além de vencer quatro vezes o campeonato Brasileiro de Rali Cross Country, é bi-campeão do Rally dos Sertões, bi-campeão da Taça Brasil de Rally, bi-campeão brasileiro e carioca de rally de velocidade e o tri-campeão da copa Baja Brasil. A partir do dia 22 de março, a bordo do seu Lancer Evolution 9 e ao lado do navegador Marcelo Vívolo, ele volta a disputar os campeonatos na Primeira Etapa do Brasileiro de Rali de Velocidade, em Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Enquanto se prepara, Guiga diverte-se voltando aos tempos de infância, quando ainda tinha tempo para praticar um dos seus passa-tempos favoritos, velejar. “Esse ano quero retomar meus hobbies e a vela pode ser uma boa opção”, conta.

E na história do automobilismo o que não faltam são apaixonados por barcos. “Wilson e Emerson Fittipaldi também velejam, além do próprio Eduardo Souza Ramos que também é piloto e já foi até medalha de prata nos Jogos Pan-americanos de Porto Rico na classe Soling”, lembra.

E para quem acha que automobilismo e vela são antagônicos, Guilherme Spinelli explica, “Ambos exigem do atleta muita sensibilidade, muito feeling, concentração para absorver o que acontece enquanto está em movimento e transformar isso em decisão. Como piloto ou timoneiro, a vitória pode estar ligada aos detalhes”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira