Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/12/2015 - 07:47

Ministério de Defesa da Rússia recebe primeiro helicóptero ártico do modelo 8AMTSh-VA


Versão atualizada conta com equipamentos que permitem voos sobre baixa visibilidade. Nova aeronave possui também capacidade para suportar temperaturas inferiores a -40ºC.

Moscou, Ulan-Ude e São Paulo — A Fábrica de Aeronaves de Ulan-Ude, pertencente à holding Helicópteros da Rússia —que integra a Rostec, corporação estatal da Federação da Rússia que desenvolve, fabrica e exporta produtos industriais de alta tecnologia para o uso civil e militar —realizou a entrega oficial do primeiro helicóptero do modelo Mi-8AMTSh-VA ao Ministério de Defesa da Rússia. A aeronave será utilizada pelas forças armadas e operações especiais do país que atuam na região do Ártico, onde as temperaturas são inferiores a 40ºC.

Uma característica importante deste modelo é o uso dos tanques de combustíveis adicionais, o que permite ao helicóptero alcançar voos superiores a 1.300 km. O desenvolvimento do Mi-8AMTSh-VA teve como base o modelo Mi-8AMTSh-V, aeronave anteriormente já fornecida ao Ministério de Defesa da Rússia.

A nova aeronave inclui a instalação de vários dispositivos que permitem a operação do helicóptero em diferentes situações, incluindo voos em baixas temperaturas ou em locais com pouca visibilidade, com falta de sinal de satélite ou sem comunicação. O Mi-8AMTSh-VA ainda permite viagens de longa distância entre as bases de operação.

“A experiência técnica-científica obtida durante a construção do Mi-8AMTSh-VA e a realização de testes de operação no extremo norte da Rússia serão também utilizadas no desenvolvimento da versão comercial do helicóptero ártico”, declarou Alexánder Mijéev, diretor-geral da holding Helicópteros da Rússia. “Esta versão será necessária para a criação de uma infraestrutura de transporte nas regiões localizadas no norte da Rússia, além de atender aos projetos das companhias do setor de petróleo”, acrescenta o executivo.

O contrato para aquisição das aeronaves foi efetivado pelo Ministério de Defesa da Rússia em fevereiro de 2015. Atualmente, além da instituição, outras estruturas e entidades da Federação da Rússia manifestaram interesse no novo modelo de helicóptero.

Detalhes do Modelo Mi-8MATSh-VA: a aeronave está equipada com potentes motores VK-2500-03 fabricados pela companhia Klímov S.A.. A maior capacidade da unidade elétrica de potência TA-14 permite a carga automática dos dispositivos dentro da aeronave.

O sistema de calefação das cabines da tripulação e de carga, a melhora no isolamento térmico, o aquecimento integrado da unidade de potência e do sistema de transmissão e o uso de tubos de teflon em sistemas hidráulicos e de combustível permitem, juntos, que a aeronave opere em baixas temperaturas. O Mi-8AMTSh-VA está equipado com tampas especiais que aumentam a eficácia do sistema de aquecimento em temperaturas inferiores a -40°?.

O piloto automático apresenta melhorias na eficiência de pilotagem e precisão de navegação do helicóptero em baixa visibilidade e em noites polares. Além disso, a aeronave está equipada com vários sistemas de navegação: duplo sinal de satélite, sistema de navegação digital (que inclui gerador de mapas) e um sistema de inércia de navegação —que permite determinar as coordenadas de localização atual, principalmente quando falta comunicação.

O controle meteorológico instalado no helicóptero detecta as informações de ameaça tanto na zona vertical como horizontal, realizando uma varredura da superfície terrestre e identificando de forma mais eficaz os objetivos em terra e em linha costeira.

O Mi-8AMTSh-VA conta também com sistema de monitoramento aéreo que permite controlar a localização de outras aeronaves em condições de baixa visibilidade, além de um rádio goniômetro que opera em todas as frequências de emergência, permitindo a busca de pessoas e equipes.

Para assegurar a operação da aeronave, incluindo durante as noites polares, o Mi-8AMTSh-VA adapta o sistema para visão noturna. Com o objetivo de elevar a segurança da tripulação e dos passageiros por um grande período, o helicóptero conta também com dispositivos especiais, incluindo sistema de aquecimento de comida e bebidas.

Fábrica de Aeronaves de Ulan-Ude — É uma companhia da holding Helicópteros da Rússia, pertencente à Rostec. O grande potencial tecnológico e de produção da fábrica permite organizar um dinâmico desenvolvimento de novos tipos e modelos, combinar desenhos de distintos protótipos e lançar produções em séries. Em 75 anos de atividade, a companhia já construiu cerca de 8.000 helicópteros. Atualmente a planta é especializada na produção dos modelos Mi-8AMT (Mi-171) e Mi-8AMTSh (Mi-171Sh).

A Helicópteros da Rússia — holding que integra a Corporação Rostec é um dos líderes da indústria de helicópteros do mundo, a única desenvolvedora e fabricante de helicópteros na Rússia. A empresa foi criada em 2007. A sua sede está localizada em Moscou. A companhia integra cinco usinas de helicópteros, dois escritórios de projetos de construção, bem como empresas dedicadas à produção e manutenção de componentes, reparação de aeronaves e serviços como suporte pós-venda na Rússia e no exterior. Entre os clientes da holding estão os ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e das Situações de Emergência da Federação da Rússia, além de outros clientes governamentais. Somam-se ainda as companhias aéreas "Gazprom Avia" e UTair, além de grandes empresas russas e estrangeiras. Em 2014, a receita da Helicópteros da Rússia, de acordo com as Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS), cresceu 22,8% e totalizou 169,8 bilhões de rublos. Foram fornecidos no total um volume de 271 helicópteros. [www.russianhelicopters.aero].

Perfil — A Corporação Rostec foi fundada em 2007 para apoiar a pesquisa, o desenvolvimento, a fabricação e a exportação de produtos industriais de alta tecnologia para o uso civil e militar. É um conglomerado estatal da Federação da Rússia que detém aproximadamente 700 empresas, incluindo nove holdings que formam o complexo militar-industrial e cinco grupos empresariais que atuam na indústria civil. Conta ainda com o controle direto de 22 companhias e marcas de renome mundial em seu portfólio, como a AVTOVAZ, KAMAZ, Helicópteros da Rússia e VSMPO-AVISMA, entre outras. A companhia está presente em 60 entidades constituintes da Rússia e exporta sua produção para mais de 70 nações. A receita da Rostec em 2014 foi superior a 964,5 bilhões de rublos. | www.rostec.ru/en.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira