Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2015 - 07:43

'Segurança Presente' no Aterro do Flamengo, Lagoa Rodrigo de Freitas e Méier


Governador acompanha o primeiro dia da operação, que já tem resultado parcial. A ação é uma parceria com o Sistema Fecomércio-RJ.

O governador Luiz Fernando Pezão acompanhou no dia dezembro (terça-feira), o primeiro dia da Operação Segurança Presente, no Aterro do Flamengo. A ação —uma parceria entre o Governo do Estado e o Sistema Fecomércio-RJ — contempla, além do Aterro, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o bairro do Méier, na Zona Norte. Mais de 400 agentes reforçam o policiamento, diariamente, nas três localidades da cidade. Os profissionais envolvidos nas operações se somarão à segurança que já é realizada por policiais militares nas áreas contempladas. A iniciativa tem como referência o êxito da Operação Lapa Presente, lançada em janeiro de 2014.

—Este é um trabalho que queremos realizar cada vez mais com o apoio da iniciativa privada. Quero agradecer ao Sistema Fecomércio por essa parceria neste momento de dificuldade do estado. Estamos ampliando um modelo que já é um sucesso, o Lapa Presente, que estabelece uma proximidade com a população, e me agrada muito. Tenho certeza de que as operações na Lagoa, no Aterro e no Méier servirão de exemplo para que outras parcerias possam ser estabelecidas — afirmou o governador.

Com a meta de reduzir índices de criminalidade, promover o reordenamento urbano e garantir o direito de ir e vir de moradores e frequentadores nas três regiões da cidade do Rio, a Operação Segurança Presente conta com a participação de policiais da ativa, da reserva e egressos das Forças Armadas. Vans, viaturas, bicicletas e motocicletas são utilizadas na ação, que tem ainda o apoio da Guarda Municipal, das secretarias municipais de Transportes, de Ordem Pública, de Conservação e de Desenvolvimento Social, além da Comlurb.

O Sistema Fecomércio-RJ é o parceiro do governo nestas três operações de segurança. A Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro está investindo R$ 44 milhões para apoiar a operações de segurança por dois anos.

— O Rio de Janeiro tem uma vocação muito forte para o turismo e a segurança pública é um elemento fundamental para o crescimento deste setor e para a geração de empregos. Sem segurança também, não há educação, desenvolvimento e nem saúde. Esta é uma oportunidade que a Fecomércio tem de participar de um projeto importante para o Estado do Rio. Por ano, são cerca de R$ 22 milhões aplicados. Acreditamos que este projeto tem condições de ser ampliado com o apoio de novos parceiros e estamos torcendo para isso— afirmou o presidente da Fecomércio-RJ, Orlando Diniz.

A segurança no Aterro do Flamengo é feita por 164 agentes, de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 7h às 19h, com o apoio de 27 bicicletas, oito motocicletas, quatro viaturas e três vans.

Na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos principais pontos turísticos da cidade, a ação conta com 126 agentes equipados com 15 bicicletas, duas motocicletas, quatro viaturas e duas vans. Os policiais e demais membros da ação vão atuar diariamente das 6h às 22h, incluindo domingos e feriados.

No Méier, outros 111 agentes trabalham equipados com três bicicletas, dez motocicletas, três viaturas e três vans. O efetivo vai atuar também das 6h às 22h, incluindo domingos e feriados.

As equipes das três operações trabalham em dois turnos de oito horas, usando coletes de identificação nas cores verde (Aterro), laranja (Lagoa) e amarelo (Méier). Para garantir a transparência das ações, as abordagens serão filmadas, e as equipes, monitoradas por GPS. Balões serão usados para identificar a presença das operações.| Julia Brito.

Denúncias e suspeitas podem ser informadas por e-mail e telefone: . Disque Aterro Presente: 98496-0114 = [email protected] | .Disque Lagoa Presente: 96500-5811 = [email protected] | . Disque Méier Presente: 96507-1200 = [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira