Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2015 - 08:25

“Dois Atlânticos e um Pacífico”


A brasileira Malu Fatorelli e a americana Marty Baird apresentam trabalhos de quinze anos de parceria no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica.

A exposição “Dois Atlânticos e um Pacífico” das artistas Malu Fatorelli e Marty Baird será inaugurada dia 05 de dezembro(sábado), às 14 horas no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro. Com curadoria de Glória Ferreira, a mostra registra a parceria de quinze anos que teve início em 1999 durante a residência artística de ambas no Headlands Center for The Arts, em Sausalito na Califórnia (EUA).

Marty Baird e Malu Fatorelli continuaram a experiência do Headlands através de uma correspondência artística que percorre os dois hemisférios estabelecendo conexões entre diferentes linguagens e processos. Dessa convivência surgiu a exposição “Raleigh-Rio: An Artistic Conversation” apresentada na Artspace Gallery em Raleigh, Carolina do Norte (EUA) e que aporta no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. A parceria apresenta convergências, reflexões e diálogos traduzidos em um caminho geográfico, formado pelo triângulo entre as três cidades às margens dos dois oceanos.

A exposição discute questões sobre o processo de trabalho, o tempo, as diferenças de país, geografia e língua e condições de trabalho, as estratégias conceituais e as trajetórias individualizadas configuram um extenso jogo de possibilidades que é apresentado em forma de Linha do Tempo.

Para Malu Fatorelli o trabalho apresentado no espaço carioca é permeado pelo diálogo entre imagens e escrituras “o desenho transborda a linha do tempo para configurar uma planta baixa que é uma galeria dentro da outra. Como uma caixa de memória que habita um espaço maior, cria intervalos e acolhe as imagens e as palavras na arquitetura particular desse encontro”. Para Marty Baird esse processo se dá “conectado com a arquitetura e presente em elementos menores, em palavras, na linha e imagem. Eu penso que sentimos que a linha é uma conexão entre tempo e espaço onde nos conhecemos, no oceano Pacífico, e entre o Rio e Raleigh, onde decidimos trabalhar juntas”.

Na mostra carioca, serão apresentadas algumas obras de Malu que marcam o tempo como Panorama da Lagoa Rodrigo de Freitas, 2008, e Para desenhar o Mar, 2014. De Marty temos uma espécie de varal com desenhos e frotagens – Seagrass Fence – e a série Ocean Drawings, desenvolvida desde 2007. As duas artistas assinam a coluna de cartas que começou a ser construída em 2000 e agora tem seus papéis utilizados como suporte de cartas sobre as lembranças da residência no Headlands.

A exposição no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica inicia 5 de dezembro às 14 horas, segundas, quartas e sextas de 12h às 20h, terças, quintas e sábados de 10h às 18h, e permanece aberta ao público até 27 de fevereiro de 2016, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rua Luís de Camões, 68 – Praça Tiradentes, Centro do Rio de Janeiro. Telefone (21) 2242 -1012 | 2232 – 4213. Curadoria: Glória Ferreira.

As artistas — Marty Baird, bacharel em Belas Artes pela Universidade de St. Thomas, em Houston, e mestre em Pintura pela Universidade Católica, em Washington, nos Estados Unidos. Seu trabalho explora relações entre pinturas e o meio-ambiente. Baird recebeu bolsas da US National Endowment for the Arts, NC Arts Council, e NC United Arts. Foi artista em residência no Headlands Center for the Arts, na Califórnia, e no Vermont Studio Center. Seus trabalhos foram expostos no Paço Imperial, no Rio de Janeiro; no Weatherspoon Art Museum, Raleigh Contemporary Art Museum e SECCA, em Winston-Salem, na Carolina do Norte; e na Alemanha e na França. O trabalho de Baird está presente em coleções particulares em quatro continentes e coleções públicas e corporativas nos Estados Unidos.

Malu Fatorelli, Artista e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Seu trabalho estabelece conexões particulares entre arte e arquitetura, tornando evidente um campo conceitual presente em imagens estrategicamente construídas em diferentes meios. Ela foi artista em residência na Scuola di Gráfica di Venezia, Itália; a Ruskin School of Drawing and Fine Arts, da Universidade de Oxford, Reino Unido; o Headlands Center for the Arts, na Califórnia, Estados Unidos; e no Gedok Institute, em Munique, na Alemanha. O trabalho de Fatorelli já foi exposto no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Sprengel Museum Hannover e em outros museus, galerias e coleções públicas e particulares.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira