Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/12/2015 - 07:54

Samsung e Anprotec anunciam startups que participarão do Programa de Promoção da Economia Criativa


Antonio Marcon, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung e Coordenador do Programa de Economia Criativa no Brasil

Oito startups de diferentes regiões do país receberão investimentos e mentoria de profissionais do mercado nacional e internacional.

Brasília (DF)— A Samsung e a Anprotec apresentaram nesta quinta-feira as startups selecionadas para a primeira etapa do Programa de Promoção da Economia Criativa, resultado da parceria entre Samsung, Anprotec e CCEI Daegu (Coréia do Sul), que tem o objetivo de identificar e oferecer suporte a novos projetos de empreendedorismo em todo o país. O anúncio ocorreu no Café da Manhã Anprotec & Parceiros, evento que reúne associados e parceiros para o anúncio de conclusão das ações e programas desenvolvidos ao longo do ano.

A escolha foi feita por uma banca composta por representantes da Anprotec, da Samsung e das quatro incubadoras selecionadas para operacionalização do programa. Foram analisados mais de 100 projetos submetidos e, dentre os diferentes requisitos avaliados, destaque para o grau de inovação, maturidade técnica e gerencial dos empreendedores e potencial efetivo de mercado.

“Os projetos serão direcionados para áreas estratégicas como Mobilidade, Educação e Saúde Digital, Pagamentos Móveis e Internet das Coisas (IoT). Implementamos por meio deste programa um modelo pioneiro de colaboração com as startups, contribuindo diretamente para o ecossistema de empreendedorismo brasileiro”, afirma Antonio Marcon, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung e Coordenador do Programa de Economia Criativa no Brasil.

. As startups selecionadas:

A partir de janeiro de 2016, as Startups selecionadas poderão se instalar, por um período de seis meses, em uma das quatro incubadoras que integram o Programa. “Nossa expectativa é que esses empreendedores possam contar com o apoio prestado pelas incubadoras ao mesmo tempo em que consolidamos o setor de economia criativa em nossos ambientes de inovação”, afirma a presidente da Anprotec, Francilene Garcia.

Os projetos escolhidos receberão investimentos da ordem de R$ 140 mil, além de infraestrutura física, metodologia de incubação e oportunidades de mentoria para os vencedores. As startups selecionadas receberão, ainda, treinamentos focados na criação de empreendimentos inspirado no Modelo Coreano de Cultura de Economia Criativa, implantado na Coreia do Sul pelo CCEI Daegu – Centro de Economia Criativa e Inovação.

“Os empreendedores serão encorajados a ousar e avaliar os riscos dos projetos, pois as propostas de alto teor disruptivo e tecnológico, aliado ao real potencial de mercado, poderão receber investimentos adicionais pelo programa”, conclui Antonio Marcon.

Parceria —Em abril de 2015, um Memorando de Intenções foi assinado prevendo a cooperação e coordenação para a implementação do Modelo Coreano de Cultura de Economia Criativa, criado na Coréia do Sul pelo CCEI Daegu – Centro de Economia Criativa e Inovação. O acordo foi assinado por Sunil Kim, presidente do CCEI, Francilene Procópio Garcia, presidente da Anprotec, e Pedro Kim, presidente da Samsung Electronics para a América Latina.

Por meio desse acordo, a Anprotec, com apoio da Samsung, tornou-se a executora do Programa de Economia Criativa para o território brasileiro e promoverá sua disseminação por meio de treinamentos e capacitações, articulando políticas públicas e gerando conhecimento em inovação e empreendedorismo para cerca de 300 membros associados.

A Samsung, por sua vez, provê suporte como facilitadora das comunicações entre a Anprotec e o CCEI, identifica e recomenda projetos para participarem do programa e contribui para a colaboração com as startups inovadoras. Os planos da empresa preveem investimentos no programa pelo período de cinco anos.

A Samsung Electronics inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras, redefinindo os mundos das TVs, dos smartphones, dispositivos vestíveis, tablets, câmeras, eletrodomésticos, impressoras, equipamentos médicos, sistemas de rede e semicondutores e soluções LED. Também lidera completamente o espaço da Internet das Coisas, com nossas iniciativas de Casa Inteligente e Saúde, entre outras. Emprega 307 mil pessoas em 84 países com vendas anuais de US $196 bilhões. |www.samsung.com | Blog oficial: global.samsungtomorrow.com

Anprotec — Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne cerca de 300 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos. Atualmente, o Brasil conta com 400 incubadoras de empresas e cerca de 90 iniciativas de parques tecnológicos. | www.anprotec.org.br.

O Centro de Economia Criativa e Inovação em Daegu (CCEI) tem como missão promover uma visão de "Meca Global de Startups e Ideias Criativas" para as comunidades regionais através da construção de uma fortaleza para as PME inovadoras e ser um hub de startups. CCEI se inspira no empreendedorismo natural e na cultura de startups implantando o "C -Lab", "C -Star" e "C- Academy", e apoiando espaços comunitários abertos para a troca de ideias e de comunicações. Enquanto isso, CCEI está identificando pautas industriais essenciais e orquestrando órgãos públicos e instituições para criar uma sinergia local. | ccei.creativekorea.or.kr/daegu.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira