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04/12/2015 - 07:58

Banco do Brasil no combate ao câncer infanto-juvenil

Programa Ação Infância e Vida está estruturado em três eixos; doações podem ser feitas até o dia 25 de dezembro.

O Banco do Brasil lança “Ação Infância e Vida”, programa que pretende mobilizar funcionários e clientes no apoio ao diagnóstico e tratamento do câncer infanto-juvenil. O projeto tem parceria com a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência às Crianças e Adolescentes com Câncer (Coniacc) e está estruturado em três eixos de atuação: doação de pontos de relacionamento; engajamento do voluntariado BB; e ações de educação para o diagnóstico precoce. As doações podem ser feitas de 1º a 25 de dezembro de 2015 e ocorrem por meio do programa Pontos pra Você, com a pontuação em dotz convertida em serviços para os pequenos pacientes.

Com o programa, o Banco do Brasil pretende fortalecer o sistema de apoio e assistência à criança e ao adolescente com câncer em todos os estados brasileiros, além de ampliar o acesso às informações sobre sintomas e sinais da doença para o diagnóstico precoce, o que consequentemente elevará o percentual de cura do câncer pediátrico no Brasil.

“É mais uma bandeira que o Banco do Brasil ergue por meio do seu quadro de pessoas. Inicialmente idealizado para potencializar a pré-disposição e o sentimento de solidariedade dos funcionários do Banco, o Ação Infância e Vida já nasce com força para envolver – também – os clientes da nossa Instituição”, afirma Osmar Dias, vice-presidente Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas.

Eixos de atuação — O primeiro eixo de atuação consiste, justamente, em levantar fundos por meio da doação de pontos de relacionamento – Pontos pra Você – os quais serão automaticamente convertidos em dotz. Estão aptos a doar funcionários da ativa, aposentados e clientes BB. As doações não são passíveis de dedução do IRPF e podem ser feitas até o dia 25 de dezembro.

Na ação, cada mil dotz (valor mínimo de doação) garante uma refeição adequada aos pequenos pacientes. Já a doação de 2.500 dotz possibilita o deslocamento da criança da Casa de Apoio até o hospital, para tratamento. Cinco mil dotz equivalem à aquisição de materiais para tratamento domiciliar, tais como medicamentos, oxigênio, morfina adesiva e alimentação enteral.

O segundo eixo reforça o engajamento do Voluntariado BB. Nele, são promovidas ações de mobilização e envolvimento dos funcionários voluntários do BB, da ativa e aposentados, para atuação junto às filiadas Coniacc, presentes em quase todos os estados do país.

O último eixo é constituído de campanhas educativas. As ações de comunicação buscam disseminar informações e, assim, conscientizar sobre os sintomas e sinais do câncer infantojuvenil e outras iniciativas voltadas ao diagnóstico precoce da doença.

Voluntariado BB e atuação do BB no apoio ao combate ao câncer — O funcionalismo do BB sempre marcou presença nas causas de promoção da cidadania. Inicialmente, essa participação era embasada na decisão individual de engajamento em ações filantrópicas organizadas por entidades do círculo de convívio ou vinculada a eventos que desencadeavam a atuação de voluntários.

Em 1989, o engajamento histórico e o pioneirismo dos funcionários do Banco do Brasil preconizaram a organização dos primeiros Comitês de Cidadania, que atuavam com comunidades carentes. Desde então, foram desenvolvidas ações voltadas para projetos como BB Educar, Programa de Alfabetização de Jovens e campanha Ação da Cidadania contra a Fome, do sociólogo Herbert de Souza.

Em dezembro de 2001, o Banco do Brasil institucionalizou a atuação de seu voluntariado, criando o programa Voluntariado BB. Desde então, as participações se multiplicaram em projetos, com destaque para o programa Voluntários BB e as ações geridas pela Fundação Banco do Brasil em apoio à geração de trabalho, emprego e renda e de proteção ao meio ambiente, alinhados às políticas públicas do Governo Federal e aos Objetivos do Milênio, estabelecidos pela ONU.

Dentre as ações realizadas pelo Banco do Brasil voltadas à causa do câncer estão a campanha de doação de Imposto de Renda por clientes e funcionários para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA); o apoio à Abrace para construção do Hospital da Criança José de Alencar; o apoio às instituições que atuam no combate ao câncer infanto-juvenil, por meio de participação no McDia Feliz; a campanha de incentivo ao público participante do Circuito Banco do Brasil para doação de medula óssea, em parceria com a Cruz Vermelha; e doação do BB e BB DTVM de R$ 12 milhões ao Hospital de Câncer de Barretos, por meio da destinação de incentivos fiscais (Pronon e Fundo do Idoso). Em março de 2014, o BB firmou parceria com a Coniacc, com o objetivo de ampliar o alcance da contribuição do Banco à causa do câncer infanto-juvenil.

A patologia no Brasil —Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes no Brasil. Anualmente, no país, são diagnosticados cerca de 10 mil crianças e adolescentes com a patologia. Se identificada precocemente, as chances de cura da doença ultrapassam 70%.

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