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20/02/2008 - 12:29

Embraer participa do Extravaganza Mumbai, na Índia


Empresa mostrará modelo em tamanho real do jato Phenom 300.

São José dos Campos (SP) - A Embraer participa do Extravaganza Mumbai nos dias 22 e 23 de fevereiro. O evento, voltado para o mercado de luxo, será realizado no Grand Hyatt Mumbai Hotel, em Mumbai, na Índia. A Empresa ocupará o estande número 44, exibindo um modelo em tamanho real do jato executivo Phenom 300, que continuará exposto no local até o dia 29 de fevereiro.

“A Índia é um dos mercados mais promissores do mundo, inclusive para a aviação executiva”, disse o Com. Manfred Baudzus, diretor de Marketing e Vendas da Embraer para a Ásia Pacífico - Aviação Executiva. “A Embraer tem a satisfação de apresentar um modelo em tamanho real do jato Phenom 300. Consideramos esta aeronave perfeitamente adequada para atender às demandas do mercado indiano.” Em novembro de 2007, a Embraer assinou um contrato para a venda de 18 jatos Phenom 100 e dois Phenom 300 com a empresa indiana Invision Projects Pvt. Ltd.. A encomenda foi anunciada durante o Dubai Air Show 2007 e é o maior pedido de frota em número de jatos executivos na Índia até hoje.

Além do Phenom 100 e do Phenom 300, o portfólio de jatos executivos da Embraer inclui ainda o Legacy 600 e o Lineage 1000. O Legacy 600, com capacidade para até 16 passageiros, realizará uma turnê de demonstração na Índia, visitando as cidades de Hyderabad (dia 25 de fevereiro), Deli (dia 26), Mumbai (dias 27 e 28) e Bangalore (dias 29 de fevereiro e 1º de março). O jato está em operação desde 2002 e mais de 130 unidades foram entregues para clientes em 23 países, incluindo a Índia. O Lineage 1000, maior jato executivo da Embraer, encontra-se em fase de certificação e entrará em operação este ano.

Os Jatos Phenom - Os jatos Phenom 100 e Phenom 300 são os melhores das suas classes. Conforto superior, desempenho excepcional e baixo custo de operação são requisitos imprescindíveis no projeto desses jatos. Com interior projetado pela BMW DesignworksUSA, ambas as aeronaves oferecerão aos pilotos e passageiros conforto e estilo sem paralelo em suas categorias. A sensação de ambiente agradável é ainda mais enfatizada pelas amplas janelas e comodidade proporcionada pela maior cabine em suas respectivas classes. Outros itens a bordo incluem espaço para um armário ou copa, um lavabo privativo traseiro e comunicação via satélite.

A funcionalidade da cabine de pilotagem e as qualidades de vôo das duas novas aeronaves permitirão a operação por apenas um piloto. Desenvolvidos com a experiência em projeto e engenharia da Embraer, os jatos Phenom 100 e Phenom 300 serão construídos para alta utilização e disponibilidade. Para garantir segurança e confiabilidade adicionais, ambos os jatos oferecerão um sistema brake-by-wire com a funcionalidade antiderrapante na configuração padrão.

Baseado nos sistemas aviônicos da Garmin, que são completamente integrados e totalmente digitais, a cabine de comando Prodigy® oferece aos pilotos dos jatos Phenom mais vantagens que qualquer outro conjunto de aviônicos no mercado atual. A cabine de pilotagem dispõe de três monitores intercambiáveis de 12 polegadas, sendo dois monitores primários de vôo (Primary Flight Displays – PFD) e um monitor de função múltipla (Multi-Function Display – MFD). O sistema integra todas as informações primárias de vôo, navegação, comunicação, topologia, tráfego, meteorologia, instrumentação dos motores e sistemas de alerta à tripulação, e apresenta a informação consolidada em três monitores coloridos de alto brilho e plenamente legíveis à luz do sol.

Na configuração executiva típica (club seat configuration), o Phenom 100 transportará confortavelmente quatro passageiros. Os compartimentos de bagagem têm capacidade total de 1,56 metro cúbico (55 pés cúbicos), permitindo acomodar malas e equipamentos de golfe e esqui. A aeronave será equipada com dois motores PW617F da Pratt & Whitney Canada, com 1.615 libras de empuxo cada. Seu alcance, com quatro ocupantes a bordo, será de 1.160 milhas náuticas (2.148 km), com reservas NBAA IFR, 35 minutos e alternativa de 100 milhas náuticas; ou 1.320 milhas náuticas (2.445 km) com reservas VFR, 45 minutos. O avião também é projetado para decolar em pistas curtas, atinge velocidade máxima de Mach 0,70 e é capaz de voar a 41.000 pés (12.497 metros) de altitude. Estas características permitirão aos clientes voar sem escalas de Riad (Arábia Saudita) ao Cairo (Egito); de Bangalore a Deli (ambas na Índia) a um custo operacional menor que o de aeronaves concorrentes, incluindo turboélices.

O Phenom 100 tem preço de US$ 2,98 milhões, nas condições econômicas de janeiro de 2005, na configuração básica, para certificação pelo FAA. O primeiro vôo da aeronave ocorreu em julho passado e o jato realiza atualmente uma campanha de ensaios em vôo, rumo à certificação e entrada em serviço em meados de 2008.

O jato Phenom 300 transportará até nove ocupantes. Os compartimentos de bagagem somam 2,15 metros cúbicos (76 pés cúbicos) de capacidade e acomodarão malas e equipamentos de golfe e esqui.

A aeronave será equipada com dois motores PW535E da Pratt & Whitney Canada, com 3.200 libras de empuxo cada. Seu alcance, com seis ocupantes a bordo, será de 1.800 milhas náuticas (3.334 km), incluindo reservas NBAA IFR 35 minutos e alternativa de 100 milhas náuticas. O avião também é projetado para decolar em pistas curtas, atinge velocidade máxima de Mach 0,78 e é capaz de voar a 45.000 pés (13.716 metros) de altitude. Estas características permitirão aos clientes voar sem escalas de Riad (Arábia Saudita) a Atenas (Grécia) ou Deli (Índia); de Bangalore a Deli (ambas na Índia) ou Bangcoc (Tailândia) a um custo operacional menor que o de aeronaves concorrentes.

Com entrada em serviço prevista para meados de 2009, o Phenom 300 tem preço de US$ 6,65 milhões, nas condições econômicas de janeiro de 2005, na configuração básica, para certificação FAA.

Perfil do Legacy 600 - O Legacy 600 proporciona conforto e privacidade para até 16 passageiros em três ambientes distintos de cabine. Na configuração padrão, seu luxuoso interior traz poltronas revestidas em couro, divã, aparador lateral e mesas de refeição e reunião. O avião também tem uma espaçosa galley para o preparo de alimentos quentes e frios, amplo lavatório na parte dianteira, guarda-roupas, armários e sistema de entretenimento com DVD e comunicação via satélite. O equipamento opcional High Speed Data (HSD) e a tecnologia Wireless Fidelity (Wi-Fi) permitem que os clientes a bordo naveguem na Internet, acessem e-mail e transfiram arquivos. Facilmente acessado durante o vôo, o compartimento de bagagem do Legacy 600, com capacidade de 6,8 metros cúbicos (240 pés cúbicos), é um dos maiores da aviação executiva, oferecendo grande comodidade ao passageiro.

O Legacy 600 atinge velocidade de cruzeiro de até Mach 0,80 e tem alcance de 6.019 km (3.250 milhas náuticas) com oito passageiros a bordo e reservas NBAA IFR. Este alcance, complementado por sua superior capacidade de carga, permite aos clientes voar sem escalas de Nova York (EUA) a Londres (Reino Unido); de Londres ou Genebra (Suíça) a Dubai (Emirados Árabes Unidos); deCingapura (Cingapura) a Pequim (China) ou a Port Moresby (Papua Nova Guiné); e de Jacarta (Indonésia) a Melbourne (Austrália) a um custo operacional menor que o de aeronaves de sua categoria com mesmo tamanho de cabine. Além disto, o Legacy 600 é o único jato super mid-size certificado para operar nos aeroportos de London City e Cannes-Mandelieu.

O jato executivo bimotor deriva da bem-sucedida plataforma da família ERJ 145, que acumula acima de 12 milhões de horas voadas em mil aeronaves entregues. Projetado para voar uma média de 2.500 horas por ano, o Legacy 600 oferece baixos custos operacionais e possui um histórico de despachabilidade superior a 99%, além de conforto luxuoso e uma herança de alta utilização e alta disponibilidade.

Ao preço de US$ 25,41 milhões, nas condições econômicas de 2008, na configuração básica, para certificação da FAA, existem atualmente 131 jatos Legacy em operação em 23 países. Também disponível nas versões Shuttle e Shuttle High Capacity (HC), o Legacy é projetado para ser confortável e funcional. O Legacy Shuttle comporta de 16 e 19 passageiros em cabine de classe executiva. A versão Shuttle HC aumenta a produtividade e acomoda confortavelmente até 37 passageiros num interior compatível com o padrão das companhias aéreas.

Perfil da Lineage 1000 - O jato Lineage 1000 priorizou conforto e luxo no projeto. Este avião será configurado para acomodar até 19 passageiros em uma cabine com volume total de 115,7 metros cúbicos (4.085 pés cúbicos). O interior da aeronave oferece cinco áreas privativas, e dois lavatórios.

Um terceiro lavatório e um chuveiro são itens opcionais. Um conjunto de configurações de cabine pré-definidas atende todas as necessidades dos passageiros, com espaço suficiente para trabalho, descanso e reuniões. Itens a bordo incluem opcionais como tecnologia Wi-Fi e acesso à Internet, Electronic Flight Bag (EFB), entre outros.

A capacidade total do bagageiro é de 13,5 metros cúbicos (476 pés cúbicos). Um amplo bagageiro traseiro, pressurizado e convenientemente acessível em vôo, possui mais que o dobro do espaço oferecido pelos compartimentos de bagagem dos jatos da concorrência. O sistema aviônico integrado Primus Epic fabricado pela Honeywell possui cinco telas de controle multifuncionais em cristal líquido (Liquid Crystal Display – LCD, em inglês), dispositivo de controle de cursor (Cursor Control Device – CCD, em inglês), ajuste de potência automático (auto-throttle), radar meteorológico com detector de turbulência, fly-bywire e outras tecnologias de última geração.

O Lineage 1000 é equipado com dois motores CF34-10E7 eficientes, confiáveis e de fácil manutenção fabricados pela General Electric (GE), com 18.500 libras de empuxo cada. O alcance do Lineage 1000, com oito passageiros a bordo, será de 4.200 milhas náuticas (7.778 km ou 4.833 milhas) com reservas NBAA IFR e alternativa de 200 milhas náuticas. A aeronave possui um excelente desempenho em aeroportos, velocidade operacional máxima de Mach 0,82 e é capaz de voar a 41.000 pés (12.497 metros).

Essas características permitirão aos clientes voar sem escalas de Londres (Reino Unido) a Nova York (EUA) ou qualquer outro destino na Europa ou no Oriente Médio; de Moscou (Rússia) a Tóquio (Japão) ou a Quebec (Canadá), ou qualquer localidade no Oriente Médio; de Nova York a Paris (França), Brasília (Brasil), ou qualquer destino na América do Norte; de Jedá (Arábia Saudita) a Pequim (China) ou a Bangcoc (Tailândia) ou qualquer outra localidade na Europa, África ou Oriente Médio; de Dubai (Emirados Árabes Unidos) a Tóquio, Joanesburgo (África do Sul), Rabat (Marrocos), ou qualquer outro destino na Europa ou Oriente Médio a um custo operacional inferior e com conforto excepcional.

Criada a partir da forte demanda da aviação comercial, a plataforma do Lineage 1000 é baseada no Embraer 190 e projetada para um pequeno tempo de permanência em solo, alto desempenho, alta utilização e pouca manutenção. A confiabilidade da aeronave é corroborada por centenas de milhares de horas de vôo e refinada pela engenharia de ponta. Com preço de US$ 42.95 milhões, com base nas condições econômicas de janeiro de 2006, na configuração básica, e certificação FAA, o Lineage 1000 deve entrar em serviço no segundo semestre de 2008. | www.EmbraerExecutiveJets.com.

A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais oficinas de serviços ao cliente no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, e Defesa e Governo. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 31 de dezembro de 2007, a Embraer contava com 23.734 empregados e sua carteira de pedidos firmes totalizava US$ 18,8 bilhões.| www.embraer.com.br

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