Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/12/2015 - 07:09

Porto do Açu inicia novo negócio com a atracação de sondas


A de perfuração semissubmersível de águas profundas ODN Tay IV da Odebrecht Óleo e Gás (OOG).

Rio de Janeiro— O Porto do Açu recebeu no dia 03 de dezembro(quinta-feira), a sonda de perfuração semissubmersível de águas profundas ODN Tay IV, que pertence a Odebrecht Óleo e Gás (OOG). A sonda é a primeira a atracar no empreendimento, e representa o início de um novo negócio.

A sonda ficará atracada no cais da Prumo no Terminal 2 (T2), realizando serviços de manutenção e de apoio de rotina. O terminal, que conta com até 14,5 metros de profundidade, possui capacidade para atracação de sondas de perfuração sem a remoção dos thrusters, o que possibilita uma atracação segura, eficiente e econômica.

“O Porto do Açu se confirma, cada vez mais, como solução de infraestrutura e logística competitiva para toda a cadeia de Óleo e Gás —especialmente E&P”, comenta Eduardo Parente, CEO da Prumo.

A ODN Tay IV possui sistema de “Posicionamento Dinâmico” [DP - Dynamic Positioning], o que permite a operação em lâmina d’água de até 2.400 metros de profundidade. A sonda estava apoiando a campanha exploratória da Petrobras em Marlim Leste, na Bacia de Campos.

O Porto do Açu —A Prumo Logística desenvolve e opera o Porto do Açu. A empresa oferece soluções de infraestrutura para a indústria de óleo e gás, além de área para a instalação de unidades de empresas dos setores marítimo e industrial no Porto do Açu. A Prumo é controlada pelo grupo EIG Global Energy Partners desde 2013.

Localizado em São João da Barra (RJ), o Porto do Açu iniciou sua operação em 2014, e com excelência em segurança serve empresas líderes em seus setores. O Porto do Açu conta com 90 km² de área, divididas em dois terminais: o Terminal 1 [T1 – terminal offshore] e o Terminal 2 [T2 – terminal onshore].

O T1 é dedicado a movimentação de minério de ferro e petróleo, com berços construídos em 3 km de cais e profundidade de até 25 metros capaz de receber navios Suezmax e VLCCs. Em operação desde outubro de 2014, o terminal já recebeu mais de 50 navios de minério de ferro para a Anglo American. As empresas possuem uma joint venture [chamada de Ferroport], que é formada 50% por cada companhia.

O T2 é um terminal no entorno de um canal para navegação com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e até 14,5 metros de profundidade. A Technip, NOV, InterMoor e Wartsila já estão operando suas unidades no T2. O Terminal Multicargas [T-MULT] iniciou sua operação em julho com a movimentação de bauxita para a Votorantim e o 1º navio deixou o terminal no dia 22 de setembro. A Edison Chouest Offshore (ECO), que está construindo no Porto do Açu a maior base de apoio offshore do mundo, já assinou contrato com a Petrobras para a operação de 6 berços no seu terminal. Além disso, a BP e a Prumo criaram uma joint venture —formada 50% por cada empresa — para a comercialização e abastecimento de combustível marítimo.

O Porto do Açu emprega atualmente cerca de dez mil pessoas, sendo 3,5 mil já na operação das unidades. Quando estiver em operação plena, a previsão é que o Porto do Açu gere cerca de 40 mil empregos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira