Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/12/2015 - 07:30

Sesc São João de Meriti apresenta exposição em comemoração ao Mês da Consciência Negra


Mostra "30 anos de Ojuobá Axé – uma história de resistência" está aberta ao público de segunda a sábado, das 8h às 17h.

Com a proposta de difundir as linguagens artísticas e promover o acesso à informação e à produção do conhecimento, o Sesc Rio desenvolve ações que estabelecem diálogos entre a instituição, o público, a arte e os artistas; sempre calcados no respeito e na valorização dos hábitos e práticas individuais e coletivos, estimulando os saberes como possibilidade de construção de um novo olhar sobre o mundo. Baseado nisso, o Sesc São João de Meriti preparou a exposição "30 anos de Ojuobá Axé – uma história de resistência". A mostra conta a trajetória de 30 anos do grupo afro-cultural Ojuobá Axé, por meio de instalações artísticas e audiovisuais inéditas, produzidas especialmente para esta exposição, junto ao acervo pessoal dos integrantes e ao da instituição. A exposição – gratuita – pode ser conferida até o dia 12 de dezembro(sábado), das 8h às 17h, na própria unidade do Sesc.

Através desse material será possível conhecer os momentos da trajetória de 30 anos da Instituição Ojuobá Axé, cuja missão de valorizar e promover a cultura negra, universalizar a informação e realizar ações afirmativas com jovens no município de São João de Meriti vem se constituindo em um projeto de vida renovador, onde eles são multiplicadores e protagonizam a transformação social por meio da cultura afro, arte e educação, rompendo com paradigmas impostos pelos preconceitos e separatismos da sociedade.

O Ojuobá Axé nasceu em 1985, em Duque de Caxias, com a missão de valorização e promoção da cultura negra. Superou preconceitos e barreiras buscando sempre estimular os jovens a construírem um projeto de vida renovador, onde eles são multiplicadores e protagonistas da transformação social por meio da cultura afro, arte e educação. Esta Instituição afro-cultural é, hoje, um dos mais ativos e importantes pontos de resistência e que vem, ao longo dos seus 30 anos, modificando vidas.

Ojuobá, que quer dizer “Os olhos do Rei” ou “Os olhos de Xangô”, o rei forte, imbatível, justo e grande guerreiro, é uma instituição que lida diretamente com a “superação a cada dia” de sua comunidade, de sua gente e de seus próprios elos. Gente que reconstrói o destino, que tem o horizonte desnudado e impelido a crescer, a viver um caminho melhor. A firmeza de uma gente que educa, ensina, alimenta e dá amor, é a rotina desta casa em sua longa trajetória.

Sua história se entrelaça com a vida das famílias da comunidade, através das suas ações diretas, com a do seu município, onde foram a parte ativa de criação do Busto de Zumbi dos Palmares e posteriormente, no monumento de corpo inteiro que se encontra em praça pública em Duque de Caxias e até em suas ações que ganharam vulto para fora do país, chegando até ao ativista Nelson Mandela, para o qual se apresentaram na Praça da Apoteose, em sua passagem rápida e emocionante pelo Brasil.

30 anos de Ojuobá Axé – Uma história de resistência, até dia 12 de dezembro (sábado), desegunda a sábado, das 8h às 17h.

Sesc São João de Meriti: Av. Automóvel Clube, 66,. Informações: (21) 2755-7070. Classificação: Livre. Entrada gratuita.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira