Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/02/2008 - 12:41

Limpadores de pára-brisa garantem a segurança do motorista

Ao primeiro sinal de formação de faixas e riscos no vidro ou lâmina quebradiça, as palhetas devem ser trocadas. Uso de xampu no reservatório do limpador pode aumentar a durabilidade da peça.

Brasília – Preocupar-se em adotar algumas medidas básicas para manter o veículo em bom estado pode valorizá-lo na hora da revenda. Garantir o bom funcionamento da suspensão, do motor, além de cuidar bem do interior do carro são procedimentos que também minimizam o risco de acidentes. Mas o proprietário do veículo também precisa ficar atento a alguns itens que muitas vezes não têm a atenção que merecem, tais como as palhetas do limpador de pára-brisa.

A manutenção dessa peça garante a segurança do motorista, principalmente, em época de chuvas, e exige apenas a atenção do condutor do automóvel. Alguns cuidados podem evitar acidentes e danos no pára-brisa. De acordo com o consultor do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do DF (SINCODIV/DF), Edvaldo Souza Oliveira, as palhetas possuem apenas três meses de garantia, justamente por ser um item mais propenso à substituição.

“Uma dica para aumentar a durabilidade das palhetas é colocar um xampu no reservatório do limpador, indicado pelo fabricante ou até pelo concessionário. Isso impede que as palhetas ressequem e arranhem o pára-brisa”, considera Edvaldo.

Mas o consultor do Sincodiv/DF alerta para ter cuidados em lavar o pára-brisa em postos de gasolina, sobretudo, em estradas. “O xampu precisa ser neutro para evitar manchas na lataria. Por isso, é indicado lavar o pára-brisa apenas com água nos postos. Às vezes, o produto utilizado pelos postos pode ser abrasivo e danificar a lataria do automóvel. Por isso é bom não arriscar e usar apenas o xampu do reservatório”, afirma.

O prazo para trocar as palhetas depende do uso. Em regiões mais secas e com muita poeira é importante substituí-las até antes da manutenção preventiva indicada pela montadora. Na cidade, o item costuma durar mais, se todos esses cuidados forem tomados. “Pelo menos uma vez por ano as palhetas devem ser trocadas. Contudo, ao observar falhas na limpeza, formação de faixas e riscos, lâmina quebradiça, torta ou rasgada, ruído ou trepidação, o motorista deve trocar a peça o quanto antes”, reforça Oliveira.

Perfil do Sincodiv-DF - O Sincodiv-DF é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do DF.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira