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21/02/2008 - 09:13

BID financiará turismo do Brasil

Estados e municípios terão US$ 1 bilhão para obras de infra-estrutura e outras ações de fortalecimento do turismo local.

São Paulo – O Ministério do Turismo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinarão, nos próximos dias, memorando de entendimento para criação de linha de crédito no valor de US$ 1 bilhão. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, em São Paulo, pela ministra Marta Suplicy, durante a abertura do 14° workshop CVC – “Crescendo junto com o Brasil”. Os recursos serão aplicados em ações para o desenvolvimento do turismo nos estados e municípios.

“Os recursos são para os estados aplicarem em dez anos. Vamos levar infra-estrutura para todo o país, inaugurando um novo modelo do Prodetur, de abrangência nacional e não mais por região”, explicou a ministra. O Prodetur Nacional (Programa de Desenvolvimento do Turismo) permitirá que cada estado ou município interessado solicite recursos diretamente ao BID, com as contrapartidas dos governos estaduais e federal.

As negociações para a concessão do empréstimo ao Brasil foram iniciadas em outubro de 2007, quando a ministra Marta Suplicy esteve em Washington, nos Estados Unidos. Na ocasião, ela reuniu-se com o presidente do BID, Luiz Alberto Moreno, reforçando a posição brasileira de manter parceria com a instituição, que já financiava o Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur Nordeste).

Logo após a abertura do evento da CVC, Marta Suplicy discursou na abertura da 40ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Foi a primeira reunião do ano. A ministra ressaltou o “êxito” da parceria entre o MTur e os estados e disse que 2007 foi o ano de consolidação do processo de articulação institucional, iniciado na administração passada.

CVC - O workshop da CVC é, além de feira de exposições, também uma bolsa de negócios, que reúne aproximadamente 10 mil agentes de viagens, do Brasil e exterior. O presidente da operadora, Guilherme Paulus, disse que o trabalho do setor privado com o governo é muito importante para que o turismo tenha cada vez mais visibilidade. “As campanhas e ações realizadas pelo Ministério do Turismo têm fortalecido o setor”. | www.turismo.gov.br

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