Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2015 - 08:48

Dilma participa da cerimônia de posse do presidente da Argentina, Mauricio Macri


A presidenta Dilma Rousseff viajou no dia 10 de dezembro(quinta-feira), a Buenos Aires, por ocasião da posse do presidente Mauricio Macri, que assumiu o governo da Argentina para um mandato de quatro anos.

Na Casa Rosada —a casa de governo —, os dois presidentes se cumprimentaram no gabinete presidencial, no primeiro encontro de Macri com um chefe de Estado estrangeiro após sua posse no cargo.

A presidenta também participou da cerimônia de transmissão dos “atributos do mando”, os símbolos presidenciais argentinos.

A Argentina é o principal sócio político e o terceiro maior parceiro comercial do Brasil. Somados, Brasil e Argentina têm cerca de dois terços do território, da população e do Produto Interno Bruto (PIB) da América do Sul. O PIB representa a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país ou região durante determinado período de tempo.

A parceria econômica bilateral tem estimulado a integração de cadeias produtivas dos dois países, gerando emprego e renda. Além disso, a relação bilateral também tem se diversificado para setores de alta tecnologia, como o desenvolvimento de satélites, a engenharia nuclear e a fabricação de aeronaves.

Em 2015, celebram-se os 30 anos da Declaração do Iguaçu, marco inicial da aproximação entre os dois países que culminaria, no início da década de 1990, na criação do Mercosul, o projeto de integração mais avançado na região.

Essa mesma dinâmica de aproximação levou, mais recentemente, à constituição da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), que visa a contribuir para a construção de uma identidade sul-americana baseada na paz, na solidariedade e na cooperação. Brasil e Argentina são sócios fundamentais para a integração sul-americana.

Visita a Brasília —No último dia 04 (sexta-feira), em Brasília, Dilma Rousseff recebeu o presidente Mauricio Macri em sua primeira viagem ao exterior após a vitória na eleição presidencial argentina. Foram discutidos temas como a inserção dos dois países nos fluxos internacionais de comércio e a necessidade de fortalecer o Mercosul e expandir o relacionamento econômico e comercial do bloco com outros países e regiões.

Na ocasião, o presidente argentino afirmou, em entrevista exclusiva ao Blog do Planalto, que o relacionamento com o Brasil é “a relação prioritária mais estratégica” da Argentina.

Nas palavras de Macri, Brasil e Argentina têm “um futuro unido”. “Não há outra maneira que não a de, realmente, complementar-nos e sair para o mundo juntos”. | PB.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira