Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2015 - 09:14

Cocuruto comemora 5 anos com ciclo de palestras

Espaço Cultural celebra a data com palestras para estudantes de Turismo e Museologia. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

O espaço cultural “Cocuruto —a história de um fio”, comemora 5 anos de fundação com um ciclo de palestras no dia 15 de dezembro(terça-feira), das 9h às 14h, no Anfiteatro Morro da Urca. As inscrições são gratuitas e limitadas.

Inaugurado em 2010, o Cocuruto abriga uma exposição permanente sobre a trajetória do Bondinho que se cruza com a própria história da cidade do Rio de Janeiro.

O professor Diógenes de Almeida Campos dá início às palestras com a abordagem dos aspectos geológicos e geomorfológicos do Pão de Açúcar. Geólogo e paleontólogo, Diógenes é membro da Academia Brasileira de Ciências e Diretor do Museu de Ciências da Terra (DNPM).

Dando sequência, a museóloga Telma Lasmar Gonçalves falará sobre a importância da fundação da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, empresa que administra o teleférico, para o desenvolvimento do Turismo no Rio de Janeiro.

Especialista em Planejamento e Educação Ambiental pela UFF, Marcello de Barros Tomé Machado fala sobre o processo de turistificação do Pão de Açúcar, com a instalação e desenvolvimento do Complexo Turístico Morro da Urca/Pão de Açúcar.

Encerrando as atividades, o jornalista e crítico musical Antônio Carlos Miguel convida a uma retrospectiva à época dos bailes de Guilherme Araújo, à temporada de shows “Quem sabe sobe” e de casas como “Dancin' Days” e “Noites Cariocas”. Na sequência, Osiris Marques, professor e pesquisador da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, apresenta a pesquisa sobre megaeventos produzida pelo Observatório de Turismo do Rio de Janeiro.

Cocuruto —Localizado no Morro da Urca, o espaço cultural está a 227 metros de altura e traz a história do Bondinho, inaugurado há 103 anos, por meio de exposição permanente. Nela, quatro eixos narrativos contam para o visitante um pouco da história do teleférico em conteúdo multimídia (vídeos, projeções e objetos).

O espaço possui acervo de mais de três mil imagens, cerca de 140 objetos e quase 2 mil documentos que retratam toda a história do primeiro teleférico brasileiro e terceiro inaugurado no mundo.

O projeto teve início com a troca dos bondinhos, concluída em 2008, e após a modernização dos sistemas de operação dos teleféricos, que passaram a ser digitais. O objetivo é compartilhar com o público um pouco da história do Pão de Açúcar, permeada por acontecimentos marcantes, que merecem ser relembrados por alguns e descobertos por todos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira