Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/12/2015 - 09:14

Alunos da Faetec transformam lixo eletrônico em robôs


Ideia é aplicar a robótica como prática pedagógica.

Inspirada em práticas educativas de reaproveitamento de lixo eletrônico, a Fundação de Apoio á Escola Técnica (Faetec) investe no projeto de Robótica de Baixo Custo. Estudantes transformam sucata em pequenos protótipos eletrônicos: os primeiros robôs com arduino —lógica de programação—da unidade de Três Rios.

A ideia de aplicar a robótica como prática pedagógica surgiu dos alunos dos cursos de Manutenção e Redes de Computadores, em 2014, a partir de uma campanha de recolhimento de lixo eletrônico para empresas especializadas em reciclagem. Mas as peças não aproveitadas, como leitor de driver, placas, motores, leds, engrenagens e diversos dispositivos de plástico, ganharam nova finalidade.

Os estudantes tiveram o desafio de construir robôs com linguagem de programação. Na montagem, eles projetaram carros que tivessem velocidade, durabilidade da bateria e estabilidade. Foram testados em diferentes tipos de terreno e sua estrutura foi modificada até alcançar os melhores resultados. Hoje, é possível participar de competições e avaliar características como agilidade, peso, design e autonomia da bateria.

Para o idealizador do projeto, professor Raphael de Souza, a atividade ajudou a melhorar o relacionamento entre os alunos e aumentou o interesse na pesquisa e na busca por novos conhecimentos em tecnologia. O desenvolvimento do Robótica de Baixo Custo se mostrou tão interessante que motivou os jovens a continuar estudando Linguagens de Programação e Hardware Livre (Arduino). Atualmente, mais da metade deles ingressou no Ensino Técnico de Informática.

— Os nossos alunos têm muito potencial e não se contentam com atividades básicas. O desejo por aprimoramento e o envolvimento deles foi o que me motivou a trazer novos desafios à sala de aula. Conseguimos trabalhar matérias, como matemática, leis da física, lógica e programação, de forma integrada — explicou o professor.

A reutilização — O projeto Robótica de Baixo Custo é uma das ações realizadas no Centro de Informática da Faetec Três Rios. A primeira campanha “Doe seu computador que não te atende mais” reuniu diversas peças, as quais estudantes puderam montar, testar e configurar, em aula, os equipamentos doados na instituição.

— A iniciativa de receber doações de gabinetes, monitor, mouses e teclados, que funcionem e que não tenham mais utilidades para seus donos, foi revertida também em outro projeto de reaproveitar partes úteis desses eletrônicos para construir novas máquinas e doá-las a um asilo local. Os idosos atendidos pelo programa ainda ganharam um aplicativo de jogo da memória, construído pelos alunos, e recebem visitas mensais dos estudantes para inseri-los no mundo digital — disse o presidente da Faetec, Wagner Victer.

Este ano, as máquinas construídas serão doadas aos alunos que ainda não têm acesso a computadores. Outras turmas também estão inseridas no programa, como é o caso do curso de Editoração Eletrônica, na qual os alunos trabalham criando materiais de divulgação para a conscientização da comunidade sobre o uso e a compra de equipamentos eletrônicos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira