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12/12/2015 - 07:41

Instituto Avon e Fundo ELAS lançam 3º edital do 'Fundo Fale sem Medo'

Para apoiar ações de enfrentamento à violência contra a mulher.

Serão investidos, no total, mais de 3 milhões de reais visando o fim da violência doméstica. O concurso selecionará 30 projetos que devem ser coordenados por mulheres e ter estratégias inovadoras nas suas áreas de atuação. Inscrições de projetos podem ser feitas até o dia 15 de janeiro de 2016 pelo site [www.fundofalesemmedo.com.br].

O Instituto Avon e o ELAS Fundo de Investimento Social acabam de lançar o 3º edital do Fundo Fale sem Medo, que selecionará cerca de 30 projetos em todo o Brasil que trabalham em ações com foco no enfrentamento da violência contra a mulher.

O Fundo Fale sem Medo tem o objetivo de fortalecer grupos e organizações que desenvolvam iniciativas visando o direito das mulheres a uma vida sem violência doméstica, com segurança, liberdade, paz e saúde. Para isso, oferece apoio financeiro, além de capacitação e acompanhamento dos projetos.

No total, serão destinados mais de R$ 3 milhões ao combate à violência contra a mulher. Para participar, as propostas devem cumprir alguns requisitos: ter estratégias criativas e inovadoras em suas áreas de atuação; ser coordenada por mulheres; ter pelo menos um ano de atuação no enfrentamento à violência contra as mulheres.

No site [www.fundofalesemmedo.com.br], é possível baixar o formulário de inscrição para preencher e enviar pelo correio até o dia 15 de janeiro de 2016. No mesmo endereço eletrônico está disponível o edital com todas as informações para o envio correto do material.

Os projetos são selecionados e divididos em faixas de apoio, de acordo com o seu porte (pequeno, médio ou grande). As propostas devem ter como foco os seguintes temas: Políticas Públicas e Controle Social; Mobilização Social; Geração de Renda; Comunicação; Esporte; Arte e Cultura.

Neste ano, o edital também pretende selecionar projetos de estudantes para fortalecer a participação da juventude no combate à violência contra a mulher. A questão da violência contra a mulher no ambiente universitário ganhou destaque nas últimas semanas com a divulgação da pesquisa inédita do Instituto Avon, em parceria com o Data Popular, que revelou que 56% das estudantes entrevistadas já sofreram assédio sexual e 46% das(os) estudantes conhecem casos de violência sexual no ambiente universitário.

O Fundo Fale sem Medo —O Fundo Fale sem Medo foi criado em 2012, resultado da parceria entre o Instituto Avon e o ELAS Fundo de Investimento Social, que uniu a experiência com as organizações de mulheres que caracteriza o trabalho do ELAS ao longo de 15 anos e a força de ação e de arrecadação do Instituto Avon, por meio da campanha global Fale sem Medo – Não à Violência Doméstica.

O Fundo Fale sem Medo já apoiou 42 projetos e se fortaleceu com os resultados alcançados pelos grupos apoiados. Na edição anterior do edital, lançada em 2014, mais de 20 mil mulheres foram beneficiadas por 31 projetos de grupos e ONGs em 77 municípios, em 22 Estados das cinco regiões do país. O 2ºedital recebeu mais de 300 inscritos.

Campanha Fale sem Medo —Não à Violência Doméstica —A campanha Fale sem Medo —Não à Violência Doméstica foi lançada globalmente em 2004 e lançada no Brasil em 2008, por meio do Instituto Avon. Desde então, foram direcionados mais de R$ 15 milhões para mais de 60 projetos, em todo o país, que visam o fim da violência doméstica contra a mulher, atuando especialmente na disseminação de informação sobre o que é violência doméstica, os alcances e as possibilidades da Lei Maria da Penha e o Serviço Ligue 180, que orienta mulheres vítimas de violência em todo o Brasil.

As ações de responsabilidade social da Avon —A Avon é uma empresa global líder em ações sociais com foco em causas que interessam especialmente à mulher. As ações sociais da empresa são coordenadas pela Avon Foundation For Women, maior entidade focada em causas voltadas para a mulher ligada a uma corporação. Até 2013, foram doados mais de US$ 957 milhões em mais de 50 países para as causas que mais afetam a mulher. A ação de responsabilidade social da empresa está concentrada na disseminação de informações, na conscientização, no apoio a pesquisas sobre o câncer de mama e na ampliação do atendimento a mulheres com esta doença, por meio da campanha Avon Breast Cancer Crusade (no Brasil, Avon contra o câncer de mama) e nos esforços para reduzir a violência contra a mulher, por meio da campanha Speak Out Against Domestic Violence (no Brasil, Fale sem Medo – não à violência doméstica). A Avon também atua de forma efetiva na prestação de auxílio em caso de desastres naturais e emergenciais em várias partes do mundo. Os folhetos de produtos Avon trazem itens criados especialmente para arrecadar fundos para as causas. Além disso, a empresa promove eventos com participação de milhares de pessoas em várias partes do mundo para gerar fundos e promover a conscientização da sociedade, e distribui materiais informativos divulgados pelos mais de 6 milhões de revendedores de produtos Avon em todo o mundo. No Brasil, as ações sociais relacionadas ao combate ao câncer de mama e à violência doméstica são coordenadas pelo Instituto Avon, que celebra uma década de ações voltadas para a mulher. Desde 2003, a organização já doou mais de R$ 57,7 milhões para projetos e ações relacionados a essas causas no país. | www.facebook.com/institutoavon.

O Fundo ELAS é o único fundo voltado exclusivamente para a promoção de direitos de mulheres jovens e adultas no Brasil. São 15 anos de investimentos no protagonismo das mulheres por meio de concursos de projetos e do desenvolvimento de habilidades de suas organizações. Entendemos que as mulheres são as principais agentes de transformação da sociedade, logo, investir nelas é o caminho mais rápido para o desenvolvimento de um país.

Em todo o Brasil, o ELAS já apoiou mais de 330 grupos de mulheres jovens e adultas que trabalham para promover a independência econômica, o empreendedorismo, o acesso à educação, a prevenção da violência contra mulheres e meninas, a equidade de gênero, o acesso à saúde, a inclusão às novas tecnologias de informação e comunicação, a arte e cultura, a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, o respeito à diversidade étnica, racial, sexual, geracional e o acesso das meninas e mulheres aos esportes.

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