Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Estado do Rio de Janeiro terá mais um Centro Tecnológico para Pesquisa de Energias Alternativas


O governo do estado inaugura mais um Centro Tecnlógico de Energias Alternativas, instalado no campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), no município de Campos dos Goytacazes. A solenidade, que acontecerá, dia 30 de dezembro, (sábado), às 11 horas, na sede da universidade, situada na Avenida Alberto Lamego, 2000, Parque Califórnia, será presidida pela governadora Rosinha Garotinho que estará acompanhada dos secretários de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, e Wanderley de Souza, de Ciência, Tecnologia e Inovação. Estarão presentes também o reitor Raimundo Braz Filho e o presidente da Usina Termelétrica Governador Leonel Brizola (antiga Termorio), Carlos Augusto Ramos Kirchner. Este é o segundo centro construído em universidades estaduais.

Segundo o secretário Wagner Victer, a construção do Centro Tecnológico consumiu investimentos da ordem de R$ 1 milhão e será organizado através do Núcleo de Energias Alternativas (NEAL), sendo criado com o propósito de promover a formação, desenvolver estudos e incentivar a utilização de fontes renováveis de energia. "Isto permitirá identificar potenciais de aproveitamento e também suas aplicações tais como: energia solar, biomassa, biocombustíveis, eólica, PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas), hidrogênio, ondas e marés, como complemento e inovação às fontes convencionais", explica o secretário.

"Os recursos utilizados na construção do Centro e na compra dos equipamentos foram viabilizados através de parceria do governo do estado com a Termorio. Além de ter uma casa de demonstração, o novo Centro abriga um Parque Modelo de Geração de Energia Alternativa, onde já estão sendo desenvolvidas pesquisas nas áreas de energia solar, eólica, biomassa e de célula de combustível", destaca Victer, observando que foi construída uma torre meteorológica de 50 metros de altura onde serão medidas a intensidade da radiação solar e a velocidade dos ventos em diversos níveis.

Victer acrescenta que um outro Centro deste tipo foi inaugurado recentemente na UERJ,e que transformou-se no primeiro centro universitário do país a integrar o estudo das diversas fontes de energia renovável, além de funcionar como organismo catalizador de investimentos em pesquisa e desenvolvimento voltados à energia renovável, principalmente para as empresas de petróleo, gás natural e energia elétrica, na parte de geração e distribuição. Ainda segundo o secretário, a criação dos dois centros tem o objetivo ainda de formar parcerias com universidades do exterior, mas precisamente na Noruega, Reino Unido, Alemanha e Israel.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira