Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/12/2015 - 08:11

TMF Group aponta crescimento de 32,5% no investimento direto de empresas brasileiras no exterior

Atual crise econômica e aumento da concorrência no mercado interno são apontados por estudos como principais fatores.

São Paulo— A TMF Group, líder global na prestação de serviços corporativos de alto valor, encomendou levantamento que aponta crescimento de 32,5% no investimento direto de brasileiros em outros países em 2014 na comparação com o ano anterior —e praticamente o dobro em relação a 2012. De acordo com o estudo realizado pela Crisil Research, a saída de capital nacional totalizou 24,1 bilhões de dólares no período. Em 2015, só nos meses de janeiro e fevereiro, esse volume foi de 8,2 bilhões de dólares, um terço de todo o ano anterior.

Os motivos apontados como fatores para o maior fluxo de investimentos internacionais por brasileiros são o aumento da competição no mercado doméstico, o crescimento da demanda em outros mercados de interesse para os investidores locais, mudanças regulatórias favoráveis e, principalmente, do momento desafiador para a economia brasileira, com ritmo mais fraco e preços mais altos.

“O Brasil sempre foi um importante receptor de investimentos estrangeiros. Contudo, devido ao momento delicado de nossa economia, grandes grupos internacionais e até pequenas e médias empresas estão sentindo a necessidade de diversificar seus investimentos”, afirma o sócio-diretor da TMF Group Brasil, Fredson Justo. Para o executivo, “além de mitigar riscos, esses investidores têm como objetivo compensar possíveis perdas no mercado nacional”.

Cerca de 100 companhias brasileiras iniciaram seus processos de internacionalização — 78% delas pertencem ao setor de serviços, sobretudo dos segmentos financeiro e telecomunicações, seguido do industrial (14%) e extração mineral (8%). Apesar da fragilidade do sistema de governança e restrições em setores específicos dos mercados foco, o desempenho de muitas dessas companhias tem sido bastante significativo, com aumento da expansão global e presença em dezenas de países, sobretudo, na América do Sul, principal região receptora dos investimentos fora do país.

Embora a maioria das companhias brasileiras internacionalizadas estejam instaladas nos Estados Unidos, a América Latina vence essa disputa como região, com 198 empresas brasileiras ou filiais abertas em países como Argentina, Chile, Uruguai e Colômbia. Segundo observação de Fredson Justo, “dado o alto grau de complexidade para se fazer negócios nos países latino-americanos, conforme a TMF Group demonstra em seu índice global de complexidade, os investidores brasileiros mostram que estão mais interessados nas oportunidades do mercado do que nas possíveis dificuldades para se instalar e crescer no mercado global”.

TMF Group —Presente em mais de 80 países localizados nas Américas, Ásia-Pacífico, Oriente Médio, África e Europa, e com mais de 20 anos de experiência na Europa Central e Oriental, a TMF Group é líder mundial em ajudar empresas a expandir e operar dentro e além de seus mercados originais. Seu foco é a prestação de serviços altamente especializados de administração financeira, jurídica e de recursos humanos considerados críticos para o negócio, de forma a permitir que seus clientes operem suas estruturas corporativas, veículos de financiamento e fundos de investimento em diferentes localizações geográficas. |www.tmf-group.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira