Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/12/2015 - 08:24

Sem crise para a educação

Recentemente, a Movplan esteve presente na Conferência Internacional de Ensino de TI promovida pela nossa parceira americana TestOut, na pitoresca cidade de Moab, em Utah, nos Estados Unidos. Juntamente com representantes de mais de 10 países, nosso diretor Esdras Santana e sua equipe tiveram a oportunidade de explanar sobre o plano de negócios para o mercado brasileiro, que passa por uma notória crise e poderia ser visto como uma oportunidade menos valiosa do que a de países em plena expansão, como, por exemplo, a Índia, também presente na Conferência. Em sua palestra, Esdras explicou que a crise não é vencida sem planejamento e que, acima de tudo, a empresa precisa estar atenta aos movimentos do mercado, buscando superar a crise com organização, ações bem planejadas, foco e a paixão por atuar no mercado de educação.

Não existe crise para a educação, pois é em momentos como o que estamos vivendo que as pessoas buscam por aperfeiçoamento profissional, cursos, atualizações e especializações, para continuarem sendo úteis ao mercado, mantendo suas posições e se qualificando para atender à demanda em um cenário de incertezas.

Durante os três dias de Conferência, pudemos participar de discussões sobre a importância da qualificação profissional no cenário mundial, assim como os novos formatos de Ensino à Distância (EAD), que cresce com muita rapidez no Brasil por suas peculiares características: é mais barato, mais rápido e altamente flexível. Esses três bons motivos têm tudo a ver com o momento de crise financeira do nossos país. Precisamos de formação de qualidade, mas que seja rápida e prática. Os cursos EAD duram em torno de um ano e meio, podendo chegar a, no máximo, três anos. Isso permite que a pessoa possa projetar sua carreira em um menor espaço de tempo e assim chegar mais rápido aos seus objetivos.

Uma instituição que trabalha com cursos à distância pode ter um número ilimitado de alunos em uma mesma “sala” ou turma, pois não existe uma limitação física de espaço e/ou de logística, gerando ganhos expressivos para a instituição de ensino. Não menos importante é o fato de que, nos dias atuais, temos pouco ou nenhum tempo para nos locomovermos até um local para passarmos quatro horas todos os dias e, por muitas vezes, sentimos que não damos continuidade aos nossos estudos por não termos esse tempo – estudar à distância também permite que você gerencie seus horários e prazos. É possível ler textos e ver vídeos nos momentos mais tranquilos do dia. Os conteúdos estão nas suas mãos e nada mais te impedirá de ter acesso a eles.

Em minha experiência como professor e por viver o mercado de educação, noto que, cada vez mais, as empresa do setor precisam estar bem posicionadas em relação às visões sobre educação nos próximos anos. É preciso que se mantenham atentas aos movimentos desse ramo e investirem em educação inclusiva, produtos e soluções de altíssima qualidade, que reduzem custos para as instituições, promovem um ambiente de aprendizado dinâmico, eficaz e muito mais prático. É nisso que se baseiam a MOVPLAN, com um foco em mobiliário escolar e tecnologia para a educação, e a TestOut, com cursos 100% cloud-based e voltados para a área de TI, com certificação internacional e reconhecimento no cenário de ensino de tecnologia mundial por conta de seus simuladores que permitem que o aluno tenha uma abordagem prática até mesmo em um curso EAD.

Sim, você leu certo: a TestOut desenvolveu simuladores de treino de TI, totalmente virtuais e interativos, onde o aluno, em sua jornada pela certificação e qualificação, terá de literalmente pôr a mão na massa e desenvolver a experiência prática tão requisitada pelo mercado de trabalho. A inovação é tanta que a empresa contratou um desenvolvedor de simuladores da NASA para liderar seu time de desenvolvedores.

Finalmente, concluo que não há tempo ruim para a educação e esta é e sempre será a grande roda que move a sociedade em todos os aspectos, sejam eles de ordem pessoal ou profissional. Podemos estar vivendo uma crise, mas é nesse momento que reavaliamos nosso posicionamento acadêmico e técnico e buscamos nossa colocação definitiva como sendo necessários e indispensáveis para as empresas que hoje estão tão seletivas na contratação de mão de obra especializada.

. Por: Victor Gobatti, consultor de projetos pedagógicos da Movplan, empresa que oferece produtos e soluções inteligentes para o setor de educação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira