Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/12/2015 - 08:38

COP21: Comitê Franco-Chinês concede à Air Liquide o “Prêmio Inovação”

Pela sua tecnologia de transferência de calor por Oxi-Combustão.

Por ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas 2015 (COP21), realizada em Le Bourget, Paris, o Comitê Franco-Chinês1 concedeu na última sexta-feira, 4 de dezembro, o Prêmio Inovação 2015 para “Soluções Climáticas”, contemplando a Air Liquide pela sua tecnologia de Transferência de Calor por Oxi-Combustão. Desenvolvida pelas equipes de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da empresa, esta inovação possibilita a redução dos impactos ambientais nos processos de fusão de vidro.

A eficiência energética e a redução das emissões são fatores essenciais para a indústria vidreira, que necessita de uma quantidade significativa de energia para atingir temperaturas elevadíssimas para o processo de fusão. A oxi-combustão é baseada no enriquecimento do ar com oxigênio puro; é amplamente utilizada pelas indústrias de vidro e de metais para melhorar o processo de combustão e reduzir as emissões poluidoras, bem como para economizar combustível.

A tecnologia de transferência de calor por oxi-combustão é inovadora e torna-a ainda mais eficiente. Tem como base o seguinte princípio: extrair o calor dos fumos da combustão e utilizá-los para aquecer o oxigênio, o combustível e, assim, maximizar o desempenho da oxi-combustão em 10%. Comparada à combustão a ar, esta tecnologia reduz em até 50% o consumo de energia e as emissões de CO2.

E vem sendo implantada em inúmeras indústrias vidreiras na Europa, pertencentes aos principais players do setor, e é de particular interesse para o mercado chinês, que representa cerca de 50% da produção de vidro em todo o mundo.

Para desenvolver esta tecnologia patenteada única, as equipes de P&D da Air Liquide projetaram um equipamento seguro e confiável, inteiramente integrado aos fornos de fusão de vidro. O Grupo conta com recursos substanciais de P&D, além de uma vasta experiência na fabricação de vidro, graças à sua extensa rede de especialistas de campo e às suas plataformas específicas para teste na França, nos Estados Unidos e na China. Durante mais de 20 anos, estas equipes vêm dominando as tecnologias de oxi-combustão, o que inclui queimadores patenteados e modelagem de calor de fornos .

François Darchis, membro do Comitê Executivo da Air Liquide, diretor de Inovação e da Linha de Negócios do setor Comércio Industrial, comentou: “Estamos honrados por receber este prêmio, que demonstra a competência única da Air Liquide no domínio da oxi-combustão e a sua capacidade de fornecer tecnologias inovadoras para confrontar os desafios ambientais da indústria. Este reconhecimento por parte do Comitê Franco-Chinês distingue a liderança da Air Liquide na inovação”.

Linha de Negócios do setor Comércio Industrial da Air Liquide — A Linha de Negócios do setor Comércio Industrial da Air Liquide fornece aos seus clientes soluções em gases industriais e especiais, tecnologias de aplicação e know-know para cada um dos estágios de seus processos. Dentre uma variedade de indústrias (desde corporações multinacionais até artesãos independentes), 20 mil pessoas atendem a mais de 1 milhão de clientes. Em 2014, as receitas somaram 5,083 milhões de euros.

Líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a Indústria e Saúde, a Air Liquide está presente em 80 países, com aproximadamente 50.000 empregados, atendendo a mais de 2 milhões de clientes e pacientes. Oxigênio, Nitrogênio e Hidrogênio estão no centro de suas atividades desde a fundação da empresa, em 1902. A ambição da Air Liquide é ser líder em seu segmento, com desempenho duradouro e atuação responsável.

As ideias da Air Liquide criam valor ao longo do tempo. No seu núcleo de desenvolvimento habitam o comprometimento e a inventividade de seus talentos. A Air Liquide antecipa os desafios de seus mercados, investe local e globalmente, com soluções de alta qualidade, para seus clientes, pacientes e a comunidade científica.

A empresa se baseia na competitividade de suas operações, nos investimentos direcionados aos mercados em desenvolvimento e nas suas inovações para gerar um crescimento rentável no longo prazo.

As receitas da Air Liquide somaram 15,4 bilhões de euros em 2014, sendo suas soluções de proteção à vida e ao meio ambiente mais de 40% das vendas. A Air Liquide está listada na bolsa de valores Euronext de Paris (seção A), é membro dos índices CAC 40 e Dow Jones Euro Stoxx 50.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira