Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/12/2015 - 08:45

Nanotecnologia: Grupo Serquímica adere a promissora tecnologia

Na busca de soluções em química para diferentes segmentos.

O Grupo Serquímica, por ser uma empresa a frente do seu tempo, sempre buscou inovação, investindo constantemente em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos. A busca por novidades é realizada diariamente pensando em levar o que há de melhor para os clientes e parceiros. Além disso, busca, com suas pesquisas, contribuir com o desenvolvimento do Brasil, tendo como parceiros universidades de renome.

Nesta linha de pensamento, o Grupo Serquímica, em parceria com o Professor Dr. Sênior do Departamento de Química da USP (Universidade de São Paulo), Osvaldo A. Serra, iniciou pesquisas em nanotecnologia. Segundo o Currículo Lattes, o Prof. Dr. Serra possui 137 publicações indexadas, 8 patentes depositadas INPI, 52 teses/dissertações orientadas, 2.135 citações e índice.

A nanociência tem por base estudos em uma escala de medida muito pequena, já que um nanômetro é igual a um bilionésimo de metro. Já na nanotecnologia, são desenvolvidos produtos e processos a partir do conhecimento adquirido pela nanociência, buscando resultados para alcançar um objetivo previamente definido. Sendo consideradas como uma grande revolução de pesquisa, a nanociência e a nanotecnologia vêm recebendo investimentos de diferentes países, unindo diversas disciplinas e suas potenciais aplicações. A partir destes estudos, é possível manipular diretamente os átomos e a partir daí construir novos materiais que não existem naturalmente, contribuindo no desenvolvimento de novas e importantes técnicas para praticamente todos os setores da sociedade.

No Grupo Serquímica, a pesquisa envolve estudos em nanopartículas de prata, voltados para os mais diversos processos químicos e aplicações, e em nanofosfatados. As atividades giram em torno de pesquisas bibliográficas, testes laboratoriais e desenvolvimento de produtos em escala reduzida.

Na prática, os produtos serão usados como controladores de contaminantes no processo alcooleiro, tratamento de águas industriais (torres de resfriamento) e na linha alimentícia, como sanitizante.

José Tadeu Sebastião, Diretor do Grupo Serquímica, está animado com o início destas pesquisas pela empresa. “Muito se tem falado sobre nanociência. Estes estudos chegam a ser comparados à explosão da internet, por muito contribuir e ter a promessa de trazer muitos benefícios para todos. Da nossa parte, vamos investir, buscando melhorias e inovação para os produtos e processos químicos. E que venha o futuro”, exalta Tadeu.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira