Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/12/2015 - 08:01

Adoção de melhores práticas em gestão de aplicações podem gerar economia de até 37%

Mostra estudo da Capgemini. Pesquisa avaliou 67 mil aplicativos ao longo de cinco anos.

A Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, divulga o relatório "Best Practices for Mastering IT Performance" (Melhores práticas para dominar a performance de TI, em Português). De acordo com a pesquisa, o uso das melhores práticas contribui de forma significativa para a redução dos custos nas áreas de gestão da demanda (15%), gestão do portfólio de aplicações (4%) e modelos operacionais de entrega de serviços de TI (18%). No relatório detalhado, realizado no período de cinco anos, a Capgemini analisou 67 mil aplicativos de mais de 100 portfólios de empresas multinacionais de 13 setores, gerando mais de um milhão de pontos de dados. Essas informações foram analisadas por meio de técnicas de análise (analytics) e big data para identificar a segmentação, correlação entre os dados, melhores práticas e os principais fatores por trás das melhores organizações.

A pesquisa envolveu o uso do modelo de maturidade da TI[1], que avaliou até que ponto a TI contribui para a redução dos custos nas empresas e qual valor gera para o negócio como um todo. Foram consideradas as melhores da categoria aquelas organizações que obtiveram sucesso em ambos os critérios. Para tanto, o estudo definiu três áreas como essenciais para a classificação como melhor da categoria: . Gestão da demanda - É a área mais importante dessa atividade e define quais aplicações farão parte do portfólio;

. Gestão do portfólio de aplicações - Consiste na análise dos passos seguidos pelas melhores organizações para administrar seus portfólios de forma ativa e eficaz;

. Modelo operacional - É a estrutura organizacional utilizada para gerenciar as atividades relacionadas ao portfólio. As melhores organizações se diferem das demais por seu sistema operacional, que inclui o uso de recursos offshore, distribuição geográfica da entrega, adoção do conceito SMAC[2] e agilidade.

Principais resultados do relatório: . Adotar as melhores práticas na qualidade da demanda pode gerar uma redução de até 5% dos custos operacionais gerais da empresa e a qualidade da definição de soluções poderia reduzir os custos em até 10%.

. 76% das organizações "best-in-class" se beneficiam da boa qualidade da demanda, contra 50% das demais organizações. 80% das operações críticas das melhores organizações se beneficiam da boa qualidade da demanda, benefício desfrutado por apenas 48% das demais organizações. Isso significa que nessas organizações as aplicações críticas são mais adequadas para atender às necessidades do negócio, além de mais fáceis e baratas para operar e manter.

. O principal benefício da área de gestão do portfólio de aplicações está relacionado à mitigação dos riscos, que gera uma economia estimada de 4% do custo total de propriedade, além da gestão de todo o processo de desenvolvimento de pequenas aplicações.

. O modelo operacional combina todos os diferenciais relacionados à área de TI. Nas melhores empresas, a industrialização é um elemento central e a economia gerada com a implantação de melhores práticas é de, aproximadamente, 18%.

"No complexo ambiente atual, a TI está se tornando uma importante facilitadora da transformação digital de empresas de todos os setores. O relatório explora os desafios que os diretores de tecnologia enfrentam para gerenciar sistemas legados, inovar e economizar, e mostra ainda os benefícios de um modelo industrializado para promover a adoção de tecnologias inovadoras e a geração de valor para as empresas", avaliou Olivier Sevilla, CEO de Application Services Two[3] e membro da diretoria do Grupo Capgemini.

Diante dos resultados apresentados, a Capgemini desenvolveu uma abordagem e ferramenta de análise rápida com base em fatos para ajudar os departamentos de TI a se compararem uns aos outros e montar um plano de transformação pragmático para administrar seus desafios. A Economic Application Portfolio Management (eAPM) alia o conhecimento especializado da Capgemini e uma ferramenta baseada na nuvem para fornecer uma análise de dados detalhada com funções de visualização diferenciadas. A ferramenta avalia o portfólio de aplicações e o modelo operacional para identificar ações de otimização e quantificar a economia decorrente.

Metodologia de pesquisa —Após cinco anos de pesquisa sobre o desempenho dos departamentos de TI, a Capgemini desenvolveu uma base de conhecimento única que reflete a forma como as equipes de TI gerenciam suas aplicações. A pesquisa contém mais de um milhão de pontos de dados, abrangendo mais de 100 portfólios de todos os setores. Esses dados reúnem fatos objetivos, derivados da experiência da Capgemini na entrega para seus clientes. Essa fonte de informações foi explorada por meio do uso de técnicas de análise (analytics) e big data para identificar a segmentação, correlação entre os dados e melhores práticas. Os dados coletados vieram de diversos setores, principalmente os de manufatura, automotivo, aeroespacial, de serviços públicos e telecomunicações. | ww.br.capgemini.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira