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16/12/2015 - 08:06

Mapfre Saúde oferece gestão customizada de benefícios para grandes grupos

A mais nova área da companhia ajuda diferentes empresas a gerir custos de saúde com serviços ágeis e de qualidade com economia de até 30% nos custos finais.

São Paulo—Em operação desde setembro de 2014, a Mapfre Saúde chegou ao mercado com o modelo de pós-pagamento, que permite às companhias uma gestão personalizada do produto com adaptação às diferentes necessidades, desde a escolha de rede credenciada até a possibilidade de inclusão de coberturas adicionais. Já no primeiro ano de atuação, o novo modelo praticado pela companhia foi responsável por economias de até 30% nos custos das empresas que contam com esse serviço.

“Para uma empresa, a assistência saúde tem um custo menor apenas que o da folha de pagamento. Por isso, o pós-pagamento foi criado para apoiar os grandes grupos sem que eles precisem efetuar gastos ainda maiores. A manutenção desse benefício é fundamental para atrair e reter colaboradores e, com o modelo de serviço que oferecemos, as companhias terão a garantia de apoio para gerenciamento de perfis e custos e com a saúde preventiva como aliada”, afirma Eduardo Freitas, diretor -geral de previdência e saúde da Mapfre.

Em um modelo pré-pago, grande maioria no mercado de saúde suplementar hoje em dia, as empresas contratam operadoras responsáveis pela oferta dos serviços, e que embutem suas margens no preço. Dessa maneira, esse modelo não atende às demandas e necessidades específicas dos clientes por não oferecem dados integrados da utilização relativos a áreas como Saúde Ocupacional, doenças crônicas, entre outros. Em resumo: as companhias não têm subsídios para analisar o perfil de utilização de cada funcionário, o que dificulta a tomada de decisões com base no custo-benefício.

Já os planos oferecidos pela Mapfre Saúde são customizados de acordo com a necessidade das empresas clientes e de seus funcionários, oferecendo com uma taxa de administração fixa, mesmo diante de diferentes sinistros, idades ou localizações geográficas. É importante ressaltar que planos pré-pagos não têm reajustes pré-definidos e chegam a somar reajustes por sinistralidade (relação entre os custos sobre a receita de uma operadora) e por inflação médica, o que inviabiliza renovações de contrato. Outra característica desse mercado é que ele tem preços pré-estabelecidos por faixas etárias independentemente do histórico dos colaboradores.

Modelo Mapfre Saúde —Com relatórios periódicos que permitem uma visão transparente dos investimentos mensais, a MAPFRE Saúde conta com uma ferramenta de integração de dados e uma área de Business Inteligence que fornece informações gerenciais e médicas (preservando ética e sigilo), dando à equipe gestora do benefício a possibilidade de elaborar planos de mitigação de riscos, otimização de performance e monitoramento da qualidade dos serviços prestados com o acesso a painéis de gestão, relatórios analíticos e diagnósticos de saúde. Com essas ferramentas, o gestor pode tomar decisões ágeis para a melhoria dos serviços e gerenciamento de custos, tornando a rede de atendimento ainda mais eficiente e focada em saúde e qualidade de vida aos beneficiários.

Dessa maneira, a atuação da Mapfre vai além de uma operadora comum, tornando-se uma parceira dos grandes grupos na gestão dos cuidados com saúde, aliando a prestação de serviços de qualidade e impacto positivo nos custos finais das companhias. “Com uma atuação precisa e repleta de informações, a Mapfre Saúde oferece assertividade à empresa, ao possibilitar a análise de diferentes realidades geográficas, faixa etária, atividades econômicas e diversas características do consumo de um plano de saúde. Ao verificar pontos de melhoria, é possível resolvê-los tanto em qualidade quanto na redução de custos”, diz Freitas. “Ao final, o gerenciamento dos serviços oferecidos acaba resultando em uma melhor percepção do usuário em relação à qualidade dos serviços prestados”, complementa o executivo.

Mercado de saúde —De março de 2014 a março de 2015, os custos das operadoras de saúde com consultas, exames, terapias e internações cresceram 15,4%, montante bastante superior à variação da inflação no País, que registrou alta de 8,1% no mesmo período, de acordo com dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). A informação vem do Índice de Variação do Custo Médico Hospitalar do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (VCMH/IESS).

Diante dessa realidade, o mercado tem procurado opções eficientes para que esses custos sejam gerenciados sem afetar a qualidade do serviço prestado aos funcionários. “Em nosso primeiro ano de atuação tivemos uma resposta muito positiva do mercado. Os clientes que atendemos estão extremamente satisfeitos tanto com a qualidade do atendimento, quanto com a economia gerada. Em um momento de instabilidade econômica, o modelo que introduzimos certamente será um aliado estratégico para os grandes grupos”, conclui.

A Mapfre — No Brasil desde 1992, a Mapfre é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente em 49 países e nos cinco continentes. Especialista nos segmentos em que atua, a Mapfre opera com bases de negócios sustentáveis e é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Seguros (por meio do Grupo BB e Mapfre), Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación Mapfre, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população.

A unidade Mapfre Saúde chegou ao mercado com um novo modelo de prestação de serviço, com foco na participação ativa da vida cotidiana de seus beneficiários, oferecendo apoio e suporte. Com um ano de atuação, a área conta com uma rede credenciada própria em São Paulo, no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além do Programa Vida Saudável como diferencial, com foco em promoção à saúde e prevenção.

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