Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/12/2015 - 08:52

Férias coletivas das indústrias exigem cuidado redobrado com o óleo solúvel nas máquinas


Indústrias de usinagem precisam proteger o fluido de corte solúvel quando ocorre pausa ou redução no ritmo de atividade. O período de férias coletivas exige que as indústrias de usinagem adotem cuidados extras para conservar as propriedades do óleo solúvel parado nos tanques de máquinas.

De acordo com a fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic, com a pausa ou redução do ritmo de produção no final do ano, o óleo solúvel fica sem movimentação e sem reposição de concentrado. Desta maneira, corre o risco de ser contaminado e estragar prematuramente, causando prejuízo e atraso às companhias no retorno às atividades.

“Alguns cuidados relativamente simples, porém, ajudam a evitar este problema”, enfatiza Marcos Pacheco, químico Sênior da Quimatic Tapmatic.

Entre os procedimentos recomendados estão: boas práticas de higiene e manufatura, remoção regular do tramp oil dos tanques, monitoramento do pH e da concentração do óleo na solução, e limpeza dos tanques (se necessário).

De acordo com o profissional, antes ou depois do período de férias coletivas é recomendável que as indústrias avaliem o estado do óleo, através da determinação do pH (potencial de hidrogênio) da solução. Em alguns casos, uma simples manutenção com dose extra de alcalinizante e preservante será o suficiente para manter as propriedades do óleo solúvel. Nos casos mais graves, deve-se optar pela troca do fluido. Neste caso, é necessária a limpeza mecânica do tanque com detergentes ou desengraxantes. Além disso, a máquina deve ser sanitizada com produto específico para eliminar contaminantes, como é o caso de Limpomaq, da Quimatic Tapmatic. “Desta maneira, quando o novo óleo for colocado, ele vai estar ‘zerado’ em termos de contaminação, o que prolongará sua vida útil”, destaca Pacheco.

No retorno das férias coletivas, também é fundamental que as indústrias monitorem o pH e a concentração do óleo na solução. Segundo a Quimatic Tapmatic, o ideal é que a solução permaneça com pH acima de 8,5 no tanque. “A redução do potencial de hidrogênio é sintoma de contaminação causada por microorganismos, responsáveis por aumentar os níveis de gás carbônico no produto”, enfatiza o engenheiro químico da empresa. “Para resolver esta situação, entra-se com um preservante e um alcalinizante que irão eliminar a contaminação microbiana e corrigir o pH, fazendo com que a solução dure por mais tempo.”

Outro cuidado importante é a constante remoção do tramp oil formado nos tanques. O tramp oil é associado principalmente aos fluidos hidráulicos e lubrificantes das máquinas, óleos de barramentos e protetivos temporários que são arrastados para o reservatório junto com o óleo solúvel. Estes formam uma camada superficial na solução e são uma fonte de “nutrientes” que colabora com a proliferação de microrganismos nos óleos solúveis. Existem no mercado equipamentos próprios para esta remoção, chamados de “skimmer”, que podem ser de disco ou correia, por exemplo.

A Quimatic Tapmatic enfatiza que o controle do óleo solúvel fica muito mais eficiente com o investimento em produtos de qualidade e suporte técnico adequado. De acordo com a empresa, quanto maior a qualidade do óleo solúvel utilizado, maior será sua resistência aos ataques de microrganismos e, consequentemente, sua durabilidade.

Para conscientizar os clientes que consomem óleos solúveis em larga escala, a empresa oferece suporte técnico presencial no qual reforça a importância dos cuidados necessários durante o abastecimento, correta utilização e monitoramento do produto adquirido.

“Com boas práticas de higiene e manufatura, bons produtos e assistência técnica, é possível manter a qualidade dos óleos solúveis mesmo durante o período de férias coletivas ou nos momentos de baixa produção. Os cuidados sugeridos irão garantir às indústrias um retorno muito mais tranquilo às atividades no início do ano”, conclui o engenheiro químico da Quimatic Tapmatic. | www.quimatic.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira