Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2015 - 05:59

Gilmar Lima é reeleito presidente da Almaco

Construção do Centro de Excelência em Compósitos é uma das metas do novo mandato.

Diretor-geral da MVC Soluções em Plásticos, Gilmar Lima foi reeleito presidente da Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (Almaco). Com duração de três anos, o novo mandato contará com Sérgio Falcão, líder de vendas da Owens Corning, como primeiro vice-presidente, e Sandro Leonhardt, gerente sênior de mercado e desenvolvimento de novos negócios da LORD na América Latina, como segundo vice-presidente.

“Finalizamos o último período à frente da Almaco com o sentimento de missão cumprida. Seguimos rigorosamente o nosso planejamento estratégico, e o balanço final é positivo. Lógico que gostaríamos de ter feito mais, principalmente em relação à construção do Centro de Excelência em Compósitos, que aumentaria o nosso portfólio de soluções e serviços”, afirma Lima.

Ele considera os principais feitos da sua administração a produção de dados mercadológicos, a expansão da Almaco — a entidade conta hoje com bases na Argentina, Chile e Colômbia —, e a criação do Top of Mind, principal prêmio do setor. “Destaque também para a realização, em 2012, da Compocity, a cidade dos compósitos, o desenvolvimento dos programas de reciclagem e logística reversa, a abertura dos cursos de pós-graduação e a parceria com o JEC Group”, enumera.

Do lado negativo, Lima lamenta não ter sido possível estabelecer o equilíbrio financeiro necessário para manter a associação mais ativa. “Isso limitou a nossa capacidade de investir com mais força no crescimento do mercado”.

De acordo com o presidente da Almaco, o planejamento para a próxima administração ainda está sendo revisado, mas as diretrizes básicas contemplam a geração de caixa para novos investimentos; aumento da representatividade da associação na América Latina, inclusive com a criação da filial no México; construção do Centro de Excelência em Compósitos; intensificação das ações voltadas à divulgação, capacitação, formação e criação de novas soluções para nichos de mercado específicos; ampliação do relacionamento com os grandes usuários dos compósitos, popularizando o material; consolidação da aliança com o JEC Group; viabilização da Compocity como conceito de feira em 2017/2018 e investimentos em educação continuada.

“Em linhas gerais, nossa contribuição será baseada na criação de um novo pensamento em termos de gestão, inovação, posicionamento e formação de pessoas”, completa o presidente da Almaco.

Resultantes da combinação entre polímeros e reforços – por exemplo, fibras de vidro – os compósitos são conhecidos pelos elevados índices de resistência mecânica e química. Há mais de 50 mil aplicações catalogadas em todo o mundo, de caixas d'água, tubos e pás eólicas a peças de barcos, ônibus, trens e aviões.

Fundada em 1981, a Almaco tem como missão representar, promover e fortalecer o desenvolvimento sustentável do mercado de compósitos. Com administração central no Brasil e sedes regionais no Chile, Argentina e Colômbia, a Almaco tem cerca de 400 associados (empresas, entidades e estudantes) e mantém, em conjunto com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Centro de Tecnologia em Compósitos (Cetecom), o maior do gênero na América Latina. | www.almaco.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira