Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2015 - 06:10

Banco de Dados: Migração de legado é chave para modernização

A constante evolução da tecnologia e o grande volume de informações armazenadas e processadas cada vez mais rápido têm gerado no mercado corporativo a contínua necessidade de modernização. Diante desse cenário, empresas que investiram pesado em infraestrutura agora contam com um alto custo de manutenção e podem se ver um tanto “engessadas”, uma vez que seus planejamentos de TI foram projetados para atender uma necessidade que já está ultrapassada frente às condições atuais.

Nesse momento, soluções de modernização de legado podem ser uma boa alternativa para integrar a infraestrutura existente às novas aplicações. Um bom exemplo disso é a utilização de uma solução de migração de aplicações e dados armazenados em robustos mainframes para sistemas operacionais abertos. Indicada para proporcionar mais agilidade no processamento de informações, o re-hosting ainda é visto com um certo receio por empresas que acreditam que soluções terceirizadas coloquem em risco a segurança de dados ou, ainda, que o custo de migração é alto demais para ser considerado. Porém, é importante considerar que manter seus negócios em ambientes existentes é mais trabalhoso e onera o orçamento a médio e longo prazo. Assim, a solução aponta uma boa saída para uma modernização a um excelente custo-benefício.

Posso enumerar uma série de pontos positivos da migração de legado considerando como exemplo a substituição de um mainframe para um sistema operacional aberto. Ela é capaz de, por exemplo, permitir a reutilização de ativos de softwares existentes, além de reduzir o custo de operação do sistema. Uma vez neste novo ecossistema, as aplicações podem ser configuradas sempre de acordo com as inovações tecnológicas disponíveis no mercado, o que permite fácil integração com outros sistemas.

Outro fator positivo é que o processamento das informações pode ser feito quase que em tempo real, por meio da redução do atraso do sistema de host. Isso torna o processamento de dados mais rápido e facilita a tomada de decisão, o que contribui com o bom andamento de uma companhia.

Ao falarmos em migração, é evidente que existem outras preocupações, como encontrar profissionais capacitados para realizar o projeto e o custo envolvido. Por isso, optar por soluções que ofereçam o melhor retorno sobre o investimento realizado é um ponto chave para que a modernização valha a pena. Para tanto, vale a pena procurar por uma solução flexível e de gestão simplificada, que ofereça opções abrangentes, como a capacidade de migrar não apenas dados, mas também as aplicações existentes, sistemas online, ambiente batch e configurações de segurança do RACF (Resource Access Control Facility). Além dessa, outra característica importante é a possibilidade de execução de aplicações JCL, ou seja, implementar a linguagem de script sem modificação. Isso preserva a estabilidade, níveis de desempenho e funcionalidades do JCL e aplicações originais.

O processo de migração permite também reduzir o TCO (Total Cost of Ownership) por possibilitar a escolha de novas soluções com mais benefícios. No caso da migração de dados para sistemas abertos – exemplo adotado neste texto – reduz no mínimo pela metade, já que a operação em sistemas abertos diminui as taxas de licenciamento, manutenção e suporte.

Adicionalmente, é importante optar por uma aplicação que não só permite que os aplicativos de mainframe sejam executados dentro de sistemas abertos, mas que também assegure altos níveis de processamento, velocidade, capacidade e confiabilidade iguais ou superiores ao mainframe que está sendo substituído. Ainda, procure por um fornecedor que entenda a necessidade da empresa e saiba implantar uma solução de migração que não modifique a lógica empresarial e as informações do negócio. Isso evitará que o re-hosting leve uma eternidade para ser concluído, além de garantir que o ROI do projeto seja positivo em um curto período de tempo.

Por fim, para sobreviver a um cenário de mercado tão dinâmico e, ainda, não ficar preso ao passado, é necessário acompanhar as tendências tecnológicas. Nesse sentido, a migração é, atualmente, a melhor opção para a modernização a um excelente custo-benefício.

. Por: André Yi, COO da TmaxSoft Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira