Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2015 - 07:40

Vencedores do ‘Respostas para o Amanhã’ são premiados em São Paulo


Alunos e professores de Goiás, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e São Paulo, além de representantes de organizações da sociedade civil e especialistas em educação, celebram o protagonismo social de jovens estudantes de escolas públicas.

São Paulo—Chega ao fim mais uma edição do “Respostas para o Amanhã”, concurso educacional promovido pela Samsung, com a coordenação geral do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), cujo objetivo é estimular o aprendizado dos jovens do Ensino Médio em Ciências, Matemática e suas Tecnologias e, ao mesmo tempo, contribuir com o protagonismo dos jovens, que são motivados a propor soluções para as comunidades onde estão inseridos A cerimônia de encerramento foi realizada ontem, terça-feira, 15 de dezembro, no escritório regional da Samsung para a América Latina, em São Paulo, e contou com uma plateia entusiasmada e, por vezes, comovida com a fala dos alunos e professores participantes.

Da cidade de Itumbiara (GO), o projeto vencedor selecionado pela comissão julgadora foi do Colégio Estadual Dom Veloso, em que os alunos desenvolveram um método sustentável e de baixo custo para o tratamento de água. Os jovens identificaram um potencial antimicrobiano nas sementes da Moringa oleífera, e, por meio de processos biológicos, conseguiram comprovar a possibilidade de combater doenças transmitidas pela água infectada.

Já a Escola Estadual Tristão de Barros, de Currais Novos (RN) ficou com prêmio na categoria voto popular. O projeto dos alunos propõe a utilização do pó de serra prensado para ser utilizado como forro isolante térmico e também, a criação de um aspirador adaptado, que suga o pó no ato da serragem.

“Uma escola precisa de estrutura física para funcionar. Mas, uma boa escola precisa de muito mais que isso: precisa de pessoas dispostas a fazer além do que lhes é proposto, e o mais importante, com paixão e dedicação. Esses jovens, com o estímulo certo, estão fazendo isso com maestria”, disse Mario Laffitte, vice-presidente de Marketing e Assuntos Corporativos da Samsung, durante a premiação.

Na cerimônia de encerramento, além dos alunos e professores responsáveis pelos projetos finalistas, também estiveram presentes Maria Alice Setubal, presidente do Conselho de Administração do CENPEC e representantes das entidades ‘Todos Pela Educação’, MEC, USP, Uni Nassau, entre outros convidados.

“O Prêmio valoriza a participação, cooperação e criatividade, além de colocar o conhecimento científico à disposição dos jovens para entender o mundo que o rodeia e produzir soluções concretas para as questões da comunidade. Todos os jovens podem aprender e ser protagonista de sua própria educação, do seu próprio destino. Eles estão com todas as respostas que precisamos para um amanhã melhor”, disse Maria Alice Setubal.

Os alunos e professores das escolas vencedoras nacionais receberam troféus e medalhas de reconhecimento ao mérito. Além disso, o Colégio Estadual Dom Veloso, de Goiás, por apresentar o projeto com maior destaque entre os 342 projetos inscritos na edição de 2015 do Prêmio “Respostas para o Amanhã”, será equipado com 40 notebooks Samsung.

Todos os professores e diretores dessas escolas também serão presenteadas com um tablet cada uma. Os alunos finalistas, participantes dos grupos colocados entre os cinco melhores da edição 2015, ganham um smartphone Samsung Galaxy J5.

“Respostas para o Amanhã”: O Prêmio Respostas para o Amanhã é voltado para jovens de escolas públicas e visa identificar práticas educativas que promovam a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre Ciências, tecnologia, Engenharia e Matemática, na resolução de problemas que os alunos enfrentam no dia a dia de onde moram. Além de promover a aplicação prática das teorias, o programa reforça o engajamento e protagonismo dos jovens, ao mesmo tempo em que gera benefícios para as comunidades

Para realização da segunda edição, a Samsung contou com a coordenação geral do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, além do apoio da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura; Reduca – Rede Latino-americana de Organizações Sociais para a Educação; Consed – Conselho Nacional de Secretarias de Educação; OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos, entre outros parceiros regionais e locais.

As práticas descobertas nesse prêmio servem de referência para todas as escolas e educadores do mundo. A iniciativa “Respostas para o Amanhã” começou nos Estados Unidos em 2010 e, desde então, tem tido crescente sucesso.

Primeira edição: Em 2014, foi realizada a primeira edição do programa “Respostas para o Amanhã” na América Latina. Na ocasião, mais de 27 mil alunos e 1.300 professores inscreveram 2.200 projetos em toda a região. No Brasil, 8.600 alunos de todos os estados participaram do concurso. A grande vencedora foi a Escola Estadual Tristão de Barros, localizada em Currais Novos, interior do Rio Grande do Norte. Orientados pelo professor de Física, os alunos apresentaram o projeto “Equilíbrio”, que propôs a utilização de lixo eletrônico para construir produtos para pessoas com necessidades especiais.

No Brasil e na América Latina, as atividades de Cidadania Corporativa da Samsung estão focadas em educação. Com base na experiência Sul-coreana – onde se localiza a sede da Samsung – a Empresa reconhece e promove a valorização do ensino de qualidade como um fator-chave, capaz de promover o desenvolvimento social de um país.

O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1987, cujo objetivo é o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria da qualidade da educação pública e à participação no aprimoramento da política social. Sua atuação tem como foco a escola pública, os espaços educativos de caráter público e as políticas e iniciativas destinadas ao enfrentamento das desigualdades. As ações desenvolvidas visam contribuir para o fortalecimento das políticas de educação integral, de enfrentamento das desigualdades sócio espaciais, valorização e formação dos profissionais de educação, a ampliação e a diversificação do letramento, o fortalecimento da gestão escolar e a construção de uma base nacional curricular comum.

Samsung no Brasil —A Samsung Eletrônica da Amazônia tem dois complexos industriais, localizados em Manaus (AM) e em Campinas (SP). A Companhia emprega cerca de 10 mil funcionários e está presente nos segmentos de smartphones, tablets, produtos de áudio e vídeo (TV, DVD, Blu-Ray, home theater, mini systems e smartcameras), eletrodomésticos, ar condicionado, monitores, notebooks e soluções de impressão. No Brasil desde 1986, a Samsung investe continuamente em Pesquisa e Desenvolvimento, bem como em modernas e eficientes estruturas de produção.

Como cidadã corporativa, social e ambientalmente responsável, a Samsung trabalha para coprosperidade, ou seja, para gerar valor e proporcionar oportunidades para toda a sociedade.

Samsung Electronics Co., Ltd. —A Samsung Electronics inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras, redefinindo os mundos das TVs, dos smartphones, dispositivos vestíveis, tablets, câmeras, eletrodomésticos, impressoras, equipamentos médicos, sistemas de rede, semicondutores e soluções LED. Também estamos liderando completamente o espaço da Internet das Coisas, com a plataforma aberta SmartThings, nossa ampla gama de dispositivos smart, e por meio da colaboração proativa com indústrias de diversos setores. Empregamos 319 mil pessoas em 84 países com vendas anuais de US $196 bilhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira