Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/02/2008 - 10:22

ABDI reúne representantes do setor de Defesa em Brasília

Estratégia Nacional para a Indústria de Defesa começa a se definir em encontro marcado para o dia 21 de fevereiro.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) promove em Brasília, no próximo dia 21, uma reunião com representantes do setor da Indústria de Defesa. A idéia é iniciar a discussão de uma estratégica nacional para o setor, aproximando Governo e iniciativa privada. Participam da reunião representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), da Defesa (MD), da Ciência e Tecnologia (MCT), da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), do BNDES, da CNI e da FIESP.

A iniciativa, que conta com o apoio técnico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), é parte do Plano Estratégico Setorial (PES), desenvolvido pela ABDI para dar suporte e incentivar a inovação e a competitividade na cadeia produtiva de Defesa. A partir de discussões com entidades e empresas do setor, será elaborado um panorama setorial e um estudo prospectivo, que poderá servir como um guia para o setor, apresentando um diagnóstico e indicando possíveis soluções para os gargalos.

Na pauta do encontro está a palestra “Relacionamentos entre o Exército Brasileiro e Indústria de Defesa”, ministrada pelo Major Valério Luiz Lange, da Artilharia do Quadro de Estado-Maior da Ativa do Exército Brasileiro e doutor em Ciência Militares. A abordagem será o funcionamento da Indústria Brasileira de Defesa e a influência do Exército.

Após a palestra, Walter Bartels, Diretor-Presidente da AIAB, apresentará o termo de referência que irá subsidiar a elaboração do Estudo Prospectivo do setor de Defesa. Em seguida, o Coordenador Geral das Indústrias de Transporte Aéreo do MDIC, Carlos Macedo, falará sobre o andamento da parceria entre MDIC e Ministério da Defesa.

Para Rosane Argou, gestora do PES da Indústria da Defesa da ABDI, o objetivo do encontro é ouvir representantes da área técnica e coletar o maior número possível de informações de cada um dos atores envolvidos. “São eles que possuem o conhecimento necessário para elaborar um estudo prospectivo dessa profundidade”, explica.

O Plano Estratégico Setorial da Indústria de Defesa é composto por entidades como BNDES, FIESP, Sindicato das Indústrias dos Materiais de Defesa, MCT, MD, MDIC, AIAB e CNI, entre outros.

Entendendo o PES - Dentro do Programa de Competitividade Setorial, a ABDI criou o Plano Estratégico Setorial (PES), com o objetivo de auxiliar as diversas cadeias produtivas com apoio tecnológico, incentivo à inovação e promoção a competitividade. São resultados do PES um panorama setorial e um estudo prospectivo, que vão fornecer ao empresariado uma visão macro do setor, o que irá contribuir na solução de gargalos e na adoção de novas estratégias.

Atualmente os setores de Têxtil e Confecções, Cosméticos, Equipamentos Médicos e Odontológicos, Plásticos, Aeronáutico, Coureiro Calçadista e Artefatos, Madeira e Móveis, Autopeças, Complexo Industrial da Saúde também são assistidos pelo PES.

Reunião com representantes da Indústria de Defesa, dia 22 de fevereiro de 2008, das 14h às 17h, no Setor Bancário Norte, Quadra 1, Bloco B, Edifício da CNC, 1º subsolo – Brasília (DF). | www.abdi.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira