Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2015 - 08:18

OpenTech, Fundamas, Setracajo e IOS agregam conhecimento na vida de 70 pessoas


Formatura dos cursos “Desenvolvimento Profissional em Gerenciamento de Risco (GR) e Logística” e “Gestão Administrativa com Tecnologia da Informação e Comunicação” foi realizada no dia, 14 de dezembro (segunda-feira).

Teve início no dia 14 de dezembro(segunda-feira), um novo ciclo para os 70 estudantes que concluíram a qualificação profissional oferecida na Fundamas (Fundação Municipal Albano Schmidt) durante o segundo semestre de 2015. A festa de encerramento, realizada no auditório Ine Frank, marcou a formatura de 15 alunos da primeira turma de “Desenvolvimento Profissional em Gerenciamento de Risco (GR) e Logística”, curso oferecido pela OpenTech, em parceria com a Fundamas e com o Setracajo (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e de Operações Logísticas de Joinville – SC). Também foi a entrega de certificados para 55 jovens da terceira turma de “Gestão Administrativa com Tecnologia da Informação e Comunicação”, coordenada pelo IOS (Instituto da Oportunidade Social) com a Fundamas. “A educação com qualidade nos permitirá ter uma cidade melhor e superar os momentos de crise”, ressaltou o vice-prefeito Rodrigo Coelho, que esteve presente no evento.

Os alunos de “Desenvolvimento Profissional em Gerenciamento de Risco (GR) e Logística” tiveram a oportunidade de participar gratuitamente do mesmo curso que é ministrado aos novos funcionários da OpenTech e de realizar os cursos on-line da OpenUniversidade. O conteúdo programático abrangia itens como logística, direção defensiva, o funcionamento prático do rastreamento, além de noções sobre apresentação, comunicação e atendimento ao cliente. “O balanço desta primeira turma é bem positivo. As vagas foram preenchidas em três dias, tivemos uma grande procura. Atingimos o nosso objetivo, que era de oferecer uma capacitação diferenciada, pois até então não havia nada sobre gerenciamento de risco em Santa Catarina. E agora estamos formando mão de obra qualificada para as transportadoras e gerenciadoras de risco”, avaliou Marcio Willwock, gerente de Ofertas & Marketing da OpenTech.

Capacitar é palavra de ordem também para o IOS. Segundo Alexandro Velho, líder de projetos sociais, 70% dos cerca de 800 jovens formados pelo IOS em Joinville estão empregados e o tempo médio de espera para conseguir uma vaga é de um ano e meio. “O jovem aprende na teoria e na prática o que são as áreas de estoque, custos, faturamento e contabilidade de uma empresa. Além disso, há aulas de português, matemática, comunicação e expressão, e workshops comportamentais. E o nosso processo só termina quando eles estiverem empregados. A transformação social acontece quando esse jovem consegue reverter o que ele aprendeu em uma oportunidade de trabalho que gere renda para ele e para a família, contribuindo com a renda da casa”, explicou.

A parceria da Fundamas com a IOS surgiu em 2013, e com a OpenTech e o Setracajo, em 2015. “Essas iniciativas permitiram investir no patrimônio, superar desafios e dar uma grande virada”, disse Gilberto Leal, presidente da fundação municipal. “Nós, cidadão contribuintes, normalmente atribuímos ao poder público a dificuldade de suprir nossos anseios, como, por exemplo, a necessidade que se tem na qualificação das pessoas para que tenham uma condição de vida melhor. Este evento representa a união desses anseios, mostrando que é possível fazer parcerias em prol do bem maior”, acrescentou Alex Breier, diretor de Comunicação do Setracajo.

Em fevereiro, terá início a segunda turma de “Desenvolvimento Profissional em Gerenciamento de Risco (GR) e Logística”, com 30 vagas disponíveis na Fundamas. Para participar, é preciso ter mais de 18 anos, conhecimentos básicos de informática e o ensino médio em andamento ou concluído. A carga horária total é de 261 horas, com aulas de segunda a quinta-feira à noite, que duram três horas.

Já os interessados em “Gestão Administrativa com Tecnologia da Informação e Comunicação” devem estar cursando ou ter concluído o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular. As aulas ocorrem durante cinco meses. São 3,5 horas diárias no contra turno, de segunda a sexta-feira, totalizando cerca de 300 horas. Em 2016, a capacitação do IOS segue na Fundamas, e passa a ocorrer também no Cesavi (Centro Educacional e Social do Iririú). O início está previsto para fevereiro e as inscrições já podem ser feitas on-line, no www.ios.org.br. Ambos os cursos são gratuitos. Mais informações: (47) 3489-7900 (Fundamas) e 2101-7136 (IOS).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira