Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2015 - 08:18

Fundação Cultural BNP Paribas Brasil lança Vik Muniz: Tudo até Agora – Catalogue Raisonné 1987 – 2015

Livro reúne todas as 1.400 obras de um dos principais artistas contemporâneos brasileiros criadas em seus 28 anos de projeção internacional.

O Banco BNP Paribas Brasil é sinônimo de apoio à arte. Para encerrar o ano, a presidente Sandrine Ferdane, em parceria com a Editora Capivara, anuncia o lançamento do livro Vik Muniz: Tudo até Agora – Catalogue Raisonné 1987 - 2015. Trata-se da maior referência da obra completa de um artista contemporâneo brasileiro. São mais de 1.400 trabalhos — organizados em dois volumes e mais de 60 séries—, a maior parte registrada a partir de matrizes criadas com materiais inusitados, como açúcar, terra, poeira, chocolate, brinquedos, entre outros.

“É uma honra para o BNP Paribas Brasil apoiar a publicação desta obra importantíssima para a cultura artística nacional e internacional. As pessoas poderão levar para casa imagens inesquecíveis dos trabalhos do Vik Muniz que fazem parte, por exemplo, do acervo do MoMA (The Museum of Modern Art), do The Metropolitan Museum of Art, ambos em Nova York, ou da Tate Gallery, em Londres. É uma viagem surpreendente e inspiradora pelo universo criativo de Vik”, conta Sandrine Ferdane, presidente do BNP Paribas Brasil.

Vik Muniz—O artista plástico Vik Muniz nasceu em São Paulo, em 1961. Está radicado há 32 anos em Nova York. É conhecido por usar lixo e outros componentes improváveis, como açúcar, chocolate e poeira, em suas obras. Entre seus trabalhos inusitados estão uma releitura do quadro da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, usando como matéria-prima manteiga de amendoim e geleia. Com calda de chocolate, pintou o retrato de Sigmund Freud. Em 2010, o trabalho de Vik com os catadores de lixo no aterro sanitário de Duque de Caxias, subúrbio do Rio de Janeiro, foi exibido no documentário Lixo Extraordinário, dirigido pelo trio João Jardim, Karen Harley e Lucy Walker. O filme foi premiado nos festivais de Berlim (Alemanha) e de Sundance (Utah/EUA).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira