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19/12/2015 - 08:06

“Make in India” no Couro Moda 2016


Mercado consumidor indiano de manufaturados de couro revela-se como uma excelente opção para fabricantes brasileiros. Governo indiano, através do projeto Make In India, estimula a instalação de empresas dos setores de couros e curtume no país, além de promover parcerias e joint ventures com empresas locais.

No próximo dia 12 de janeiro, durante a realização da Couromoda 2016, no Expo Center Norte, em São Paulo, o DIPP- Departamento da Promoção e Política Industrial da Índia, com apoio do CLE- Conselho das Exportações do Couro, apresenta o seminário ”Oportunidades de Negócios Emergentes na Índia” que visa a promoção de operações comerciais bilaterais nos setores de couro e curtume.

Um dos fortes argumentos a serem apresentados pelos indianos é o tamanho e dinamismo do mercado interno que consome 94% dos mais de 2 bilhões de pares de calçados e 63% do total de 110 milhões de unidades de bolsas e acessórios fabricados anualmente no país. Segundo dirigentes das entidades representativas do setor, a demanda interna, que atualmente ainda não é atendida pela indústria local e gera receita anual da ordem de US$ 5,5 bilhões, deve dobrar em curto espaço de tempo.

De forma a aproveitar a disponibilidade de mão-de-obra qualificada e os valores mais acessíveis em relação às despesas gerais de produção, grandes marcas de calçados - como Red Tape, Bata, Liberty, Metro Clarks, Hush Puppies, Stacy Adams, Aldo, Florsheim e Lee Cooper, entre outras -, como também de bolsas e acessórios, como Hidesign, Lavie, Caprese, Baggit e DaMilano, tem centralizado sua produção na Índia visando também as exportações, principalmente para os EUA e Europa, que apresentam índice de crescimento próximo aos 14% ao ano. Atualmente, as exportações de calçados indianos para a Europa atingem US$ 1,66 bilhão e, para os EUA, US$ 312mihões ao ano.

Para as empresas brasileiras que pretendem internacionalizar suas operações, o governo Indiano mantém todos os benefícios praticados junto aos fabricantes locais, como linhas de crédito para aquisição de maquinários, isenção de impostos para matérias-primas e facilidades para exportações. Dessa forma, a indústria brasileira instalada no país ganha competitividade global, reduz impostos e ainda viabiliza uma rápida logística entre os mercados da Ásia, África, Oceania, Oriente Médio e Europa.

O fato de que apenas 11 países—Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, China, Itália, Emirados Árabes Unidos, Espanha, França, Países Baixos, Vietnam e Bélgica -, consomem quase 75% do couro e manufaturados produzidos na Índia, revela-se como outro fator de estimulo à internacionalização de empresas para produção local para o atendimento da demanda de outras regiões como América Latina e África, por exemplo.

Indústria de couro na Índia (couro e manufaturados): Total = US$ 12 bilhões | Exportações = US$6,5 bilhões| Mercado local = US$5,5 bilhões.

Produção: Calçados = 2,065 bilhões de pares - 94% para o mercado interno | Vestuário = 15 milhões de peças - 40% para o mercado interno | Bolsas e Acessórios = 110 milhões de peças - 63% para o mercado interno.

Mercado Doméstico: US$5.5 bilhões | Calçados = US$ 4,1 bilhões | Vestuário = US$ 400 milhões | Bolsas e Acessórios = US$1bilhão.

Oportunidades de Negócios Emergentes na Índia – Couromoda/2016, na Sala Vila Guilherme – Excepcionalmente dia 12 de janeiro de 2016 às 13h, na Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo (SP). Informações e inscrições gratuitas: http://hotmarketing.com.br/makeinindia/index.htm

Estande “Make in India” - 10 a 13 de janeiro de 2016 na Couromoda, Boulevard 2, estande número 75 com Avenida 9, de domingo a terça-feira: das 10h às 20h e quarta-feira: das 10h às 17h.

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