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19/12/2015 - 08:52

Reputação vale mais do que você imagina

Dólar, reais, bit coin, iene e tantas outras moedas circulando no mundo todo. Será que você poderia me dizer qual delas é a mais valiosa? Se chutou qualquer uma das anteriores, ou outro valor monetário, errou! A reputação se tornou, nos últimos anos, a moeda de maior valor para grandes marcas e seus consumidores. Isso é ainda mais relevante quando olhamos para o ambiente digital, onde todos ganham voz e oportunidade de expressar sua opinião.

Atualmente, valores como sustentabilidade, inovação, governança corporativa e relacionamento com os consumidores são alguns dos pontos que realmente diferenciam uma companhia de seus concorrentes. As empresas estão mais do que nunca preocupadas com seu modelo de negócio e conscientes da importância de desfrutar de uma boa reputação para a sua marca. De conhecimento da relevância de se construir e manter uma imagem positiva diante de seus consumidores, a grande questão que tira o sono de muitos empresários é como melhorar a reputação, se aproximar de seus clientes e fidelizá-los.

Com o avanço tecnológico a passos largos, uma solução de Big Data Analytics que pode auxiliar de forma prática e com custo baixo é a de Brand Reputation. Essa solução permite analisar dados internos, estudo do perfil da empresa e do consumidor, além de coletas de dados públicos, como social media para a inteligência de reputação e coleta de dados espontâneos.

Sendo assim, é possível fazer todo o acompanhamento de reputação da marca em relação aos seus concorrentes. Além disso, a solução de Brand Reputation permite identificar os seus pontos positivos e negativos perante o consumidor e apontar o momento exato em que se deve ‘parar as máquinas’ e, talvez, pivotar o posicionamento. A solução, que possui a inteligência de gerar análises competitivas, permite saber quem está falando sobre determinada marca ou produto, em que parte do mundo estão sendo feitos os comentários e ainda traçar o perfil certo de consumidor para a sua empresa.

O que as marcas precisam entender é que o cliente ganhou voz e faz questão de ser ouvido. Se por um lado o consumidor exige transparência, seu retorno é ainda maior, pois torna-se fiel à marca, impactando diretamente no aumento sobre a conversão de vendas. Dessa forma, entramos em um verdadeiro jogo de “ganha-ganha”, fortalecendo todo o ecossistema sobre a atuação das marcas.

Poderia ficar aqui argumentando sobre os incontáveis benefícios que uma boa reputação pode trazer para as empresas (e, consequentemente, para os produtos e/ou serviços que elas ofertam), mas o recado que quero frisar é que todas as empresas, independentemente de seu tamanho, localização, segmento ou forma de atuação (física ou digital), precisam entender que o poder mudou de mãos e agora quem dita as regras do jogo é o consumidor.

Por fim, concluo que imagem é tudo! A reputação é o bem mais precioso para uma empresa. A manutenção do bom nome de uma companhia é a mais importante e difícil tarefa para gestores de riscos de corporações, então por que não fazer uso de soluções tecnológicas e inteligentes para facilitar o desempenho de sua marca no mercado em que atua e, claro, fazer os concorrentes comerem poeira?

. Por: Luiz Temponi, CFO da Hekima, empresa de Big Data Analytics que busca transformar dados em informação para tomada de decisão a partir de uma metodologia para coleta, organização, processamento, visualização e análise de dados.

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