Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/02/2008 - 10:33

Carlito Carvalhosa “Modifica” o solar do unhão, na Bahia

No mesmo viés trabalhado no MAM de São Paulo, o artista redefine ambiente da exposição, através da intervenção direta dos visitantes.

Depois de "reinventar" o MAM de São Paulo, o artista plástico paulista Carlito Carvalhosa agora brinca com as dimensões do espaço do Solar do Unhão – MAM de Salvador. A partir do dia 3 de março, o local não será mais o mesmo. A exemplo do trabalho Quem vê pensa, desenvolvido durante o Projeto Parede, ainda em cartaz na capital paulista, Carlito cria Apagador, mostra em que irá criar uma nova perspectiva espacial no Solar do Unhão.

A exposição, que fica em cartaz até o dia 20 de abril, foi aprovada no Edital Arte e Patrimônio 2007, do Ministério da Cultura, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e tem como objetivo celebrar os 70 anos do IPHAN. Durante a mostra, o público contará com fatores ambientais como vento, luz e movimento para desfrutar dessa nova experiência artística. Isso porque a primeira impressão que as pessoas terão ao ingressar no local é a de que o espaço está bloqueado. Porém, logo em seguida, notarão que é possível transpassar as peças, percorrendo o labirinto criado pelo artista.

Carlito Carvalhosa diz que, apesar do edifício não precisar de mais visibilidade, o projeto propõe uma nova maneira de vê-lo. "O diálogo não será somente entre a arte e o patrimônio cultural, mas também da obra de arte como instrumento de conhecimento e transformação desse patrimônio", explica.

Apagador – exposição em contínua transformação: A exposição se constitui na instalação de grandes peças ocas de tecido não tramado, translúcidas, suspensas no ar e distribuídas pelos diversos ambientes da Capela. As peças têm o formato de uma caixa suavemente transparente, e ocuparão o espaço de todas as salas. A idéia é expressar a sensação contrastante de mínimo peso com o máximo de volume.

O objetivo é de que as pessoas interajam com a exposição, tocando as peças, entrando nelas, transformando, desta forma, todo o contexto que também estará à disposição de fatores ambientais como o vento e o som ambiente. O volume e o posicionamento das peças criam um verdadeiro labirinto de luz que se revela à medida que a presença do público se torna mais enfática.

Para que estes efeitos sejam possíveis, o artista utiliza um moderno sistema de iluminação acionado por sensores que funcionam de acordo com a posição e o número de pessoas. Segundo Carlito Carvalhosa, trata-se de um sistema sem combinação pré-determinada que muda à medida que vai sendo utilizado.

“A exposição funciona como um instrumento – daí o nome Apagador – que desfaz a relação do visitante com o prédio e a paisagem que sempre estiveram ali”, explica ele, ressaltando que a obra atua de forma intensa na experiência do indivíduo com o edifício.

Exposição: Apagado, de 03 de março a 20 de abril, de terça a domingo, das 13h às 19h e aos sábados das 13h às 21h, na Capela Nossa Senhora da Aparecida, MAM, Solar do Unhão, Bahia. Artista: Carlito Carvalhosa. Mais informações: Telefone (71) 3117- 6065 ou pelo site www.mam.ba.gov.br . Entrada gratuita

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira