Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/12/2015 - 07:58

Diversas estratégias de consumo estão entre os assuntos mais populares no Brasil em 2015

Foram 18 temas pesquisados pelo índice popsynergy, da agência nova/sb; que contou com a opinião de quase 7.500 pessoas espalhadas por todo o país. Whatsapp é o líder do ranking.

Pesquisa da agência nova/sb com quase 7.500 entrevistados em todo o país indicou os 18 assuntos mais populares do Brasil em 2015. E em um ano de crise econômica, o brasileiro se interessou por assuntos diretamente relacionados com estratégias de consumo como compras de mês, pontos/milhas, comércio por dispositivos móveis, comparadores de preços e crédito em banco. O líder do ranking foi o whatsapp.

Dos quase entrevistados, 73% admite que o utiliza o aplicativo o dia todo. O motivo é a rapidez na comunicação (33%), a economia na conta do celular (19%) e facilidade de falar com várias pessoas ao mesmo tempo (17%). Além de serem usuários frequentes do whatsapp, 79% dos brasileiros recomendam o uso para amigos e familiares.

"Extrapolou o fato de ser uma ferramenta. É um serviço de utilidade pública, as pessoas se planejam a partir do whatsapp porque é um aplicativo de alta produtividade, facilitando ação com grande rapidez. Justamente por isso todo o burburinho após a decisão judicial pelo bloqueio na semana passada. Não foram somente comunicações interrompidas, pararam prestações de serviços. Hoje o whatsapp é utilizado pelo meio médico, por exemplo, para acompanhamento pós-cirúrgico. Em algumas comunidades, há sistemas de vigilância que utilizam o aplicativo para alertas e orientações de segurança do bairro. Virou a grande rede de informação que faz as coisas acontecerem ao longo do dia", explica Sérgio Silva, diretor de Planejamento da nova/sb e professor de graduação e pós-graduação na FAAP e ESPM em São Paulo.

Para essa pesquisa, o índice Popsynergy da nova/sb teve fases qualitativas, com grupos focais, e depois quantitativas em entrevistas online com pessoas acima de 18 anos, moradoras das cinco regiões do país.

Metodologia— Na primeira etapa, entrevistas com 60 grupos focais definiram 18 temas mais populares entre os brasileiros em 2015, segundo critérios de informação, importância e impacto. Em seguida, foram feitas entrevistas com quase 7.500 pessoas, acima de 18 anos, distribuídas no Sudeste (45%), Nordeste (20%), Norte e Centro-Oeste (20%) e Sul (15%).

Índice popsynergy—Criado pela agência nova/sb, mede popularidade de comportamentos, temas de opinião pública, causas, marcas, instituições, produtos e negócios. Foram dois anos de trabalho para desenvolver este índice, reunindo 22 especialistas de universidades do Brasil, Reino Unido, Portugal e Espanha.

"Em parceria com uma equipe de acadêmicos internacionais e o instituto Ilumeo, criamos uma metodologia de direcionamento de marketing. Estes achados através de estatísticas conferem um caráter científico, e não mais empírico ou intuitivo, para a tomada de decisões. Agora os números demonstram para a gente como pensam os brasileiros e quais são as tendências", explica Sérgio Silva, diretor de Planejamento da nova/sb e professor de graduação e pós-graduação na FAAP e ESPM, em São Paulo.

Ranking completo: 1. Whatsapp | 2. Aplicativo de táxi | 3. Waze | 4. Compras de Mês | 5. Pontos / milhas| 6. Comércio por dispositivos móveis | 7. Combate à Homofobia | 8. Comparadores de Preços | 9. Ciclofaixas | 10. Faixas Exclusivas | 11. Marcas Próprias | 12. Educação Formal | 13. Consumo de álcool por menores de idade | 14. Crédito em Banco | 15. Descriminalização da maconha | 16. Ampliação de rodízio de carro | 17. Pedágio urbano | 18. Economia de água.

nova/sb —tradição em Comunicação de Interesse Público - Está entre as maiores agências de publicidade do país, sendo 100% nacional. Conta com escritórios completos em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Até hoje é a única agência brasileira convidada pela OMS para participar de suas concorrências e a escolhida pela OIT para a campanha mundial ’50 For Freedom’. Acaba de lançar o projeto ComunicaQueMuda (www.facebook.com/ComunicaQueMuda), que segue a tradição pioneira da nova/sb de se posicionar diante de temas de interesse público. | www.novasb.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira