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24/12/2015 - 08:22

Liderando por texto: Digitando...

A primeira mensagem de texto, popularmente conhecida por SMS, foi enviada no dia 03 de dezembro de 1992: “Feliz Natal”. Vinte anos depois, os Estados Unidos registravam pela primeira vez na história queda do número de mensagens SMS enviadas. E o declínio nunca mais cessou. Era o surgimento dos aplicativos de mensagens instantâneas, sobretudo o WhatsApp.

Embora o número de mensagens enviadas cresça a cada ano, a preferência do usuário mudou. Em 2014, houve a maior ruptura de todas e o Whatsapp registrou 30 bilhões de mensagens, contra 20 bilhões via SMS. O que não passava de uma perspectiva se tornou uma realidade e, se o SMS ainda coexiste, é difícil não relacioná-lo a algo obsoleto.

São 23 anos de revolução na maneira pela qual nos comunicamos on-line, via mensagens. Aumentamos o ritmo da ponta dos nossos dedos e atrofiamos nossas línguas. Mas, qual o impacto dessas mudanças na gestão de pessoas?

Se não era tarefa fácil liderar alguém pessoalmente, cara a cara, com a funcionalidade proposta pelas mensagens instantâneas, o desafio ficou ainda maior. Que a tecnologia auxilia e pode aproximar líderes e liderados de uma maneira positiva, é inegável. Ela é capaz de diminuir a sensação de frustração quando se recebe a notícia de algo que não gostaria de ouvir ao vivo. Mas também pode mascarar a intensidade do que foi transmitido, caso a expressão textual não reflita com propriedade.

Você acredita que uma mensagem de texto pode evocar sentimentos? Receber parabéns, feliz ano novo ou congratulações por algum êxito tem o mesmo significado que escutar a mesma mensagem dessa pessoa frente a frente?

Toda vez que recebo uma mensagem tento adivinhar o tom de voz, o ritmo que aquela pessoa daria às frases, e então coloco tudo isso em poucos segundos na minha leitura, simulando o “estilo” de sua fala. As chances de a interpretação não estar totalmente alinhada ao que a outra pessoa tentou comunicar são grandes, mas é isto o que acontece - e muito - em nosso dia-a-dia.

Às vezes não seguimos simples regras como digitar com letras maiúsculas somente se o tom de voz for alto, ou pontuar com uma vírgula no momento certo para causar a sensação de pausa. Neste universo, as regras gramaticais se tornam livres e os sentimentos podem se simplificar em um emoticon.

Com a ausência de regras e o espaço para que você desenvolva o seu próprio estilo de linguagem on-line, a comunicação torna-se muito interpretativa, o que ocasiona possíveis falhas de comunicação entre o locutor e o receptor. A grande questão é: Como liderar alguém pormeio de mensagens de texto?

Para cada momento e necessidade que você tiver ao se comunicar com um liderado via mensagem, pense bem nas palavras iniciais que adotará.

Se o seu pensamento for “Quero ser mais assertivo”, inicie suas mensagens com “Eu gosto quando você”, “Eu necessito”, “Se você fizer isso, então eu”, “Eu não gosto quando você”, “Eu preciso” ou “Se você não fizer, eu”.

Quando sua necessidade apontar para algo mais persuasivo, talvez caiba utilizar as mensagens “Eu sugiro” ou “Eu recomendo”. Se a lógica for inversa e você estiver na condição de ouvinte, as mensagens “Então você quer dizer” e “Se eu entendi bem, você me disse que” funcionam. Por último, demonstrar passionalidade talvez requeira “Eu me sinto”, “Você já passou por..” ou “Eu nunca fiquei assim..”.

Seja atencioso ao iniciar uma conversa com seu liderado via mensagens, independente da plataforma, e você verá que uma boa gestão textual on-line pode se voltar a seu favor. A tecnologia está à sua disposição, então lidere com percepção.

. Por: Paulo Crepaldi, 34, é especialista em Neurociência Aplicada, Situational Leadership e Poder e Influência. Atualmente é sócio e Diretor Executivo da ING Marketing & Training - empresa pioneira na implementação do conceito Behavior Designer no Brasil.

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