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24/12/2015 - 08:27

Preço justo das empresas X cenário econômico em 2015

O ano de 2015 foi marcado por diversos fatores negativos nos cenários político e macroeconômico, gerando uma onda generalizada de pessimismo e desconfiança no mercado brasileiro, com sinais de que a situação ainda tende a se agravar no ano seguinte. Como sempre se diz em tempos de dificuldades, no entanto, é certo que toda crise pode ser sim uma oportunidade para bons negócios. Alguns setores da economia se beneficiaram, como os ligados à exportação, por exemplo. A área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações) também vem conseguindo manter o fôlego, sobretudo com a oferta de soluções de controle, gestão, performance, mobilidade, cobrança, transações correntes etc., ou seja, produtos e serviços capazes de gerar redução de custos e eficiência operacional para os clientes, pontos essenciais em momentos como esses. Em resumo: nem tudo é má notícia!

Outro aspecto importantíssimo para o empresariado brasileiro em 2015 foi o reflexo da crise e da desaceleração econômica para a definição de um valuation mais correto. Valuation nada mais é do que um termo para se referir à avaliação de uma empresa, um processo que visa estimar quanto essa empresa vale, determinando seu preço justo e o retorno esperado de um investimento.

A capacidade de geração de fluxos de caixa, a taxa de crescimento esperada desse fluxo, o tempo para se atingir um crescimento estável e o custo do capital são fatores que determinam o valor da empresa, portanto o cenário macroeconômico influencia diretamente o valuation. Nos anos anteriores à crise que o país atravessa, entre 2012 e 2014, a grande maioria das empresas estava muito distante de um preço certo, com um valuation supervalorizado. Isso é muito negativo e prejudicial para o mundo dos negócios, pois reflete um descolamento da percepção do empresário com a realidade do mercado, dificultando a atração e o interesse de possíveis investidores que poderiam injetar capital na empresa para faze-la crescer e prosperar.

A aplicação do valuation possibilita a compreensão do verdadeiro valor da empresa, permitindo ao empreendedor explorar os aspectos que valorizam o negócio, além de orientá-lo na solução de questões que podem aumentar o valor da companhia. Com esses conhecimentos, pode-se aprimorar a gestão e profissionalização da empresa, com mais capacidade para concretizar bons negócios. O valuation pode ser aplicado em tomadas de decisões sobre investimentos, operações de fusões e aquisições, dissoluções societárias, gestão orientada para resultados e maximização do valor da empresa, entre outros fatores administrativos.

O valuation deve ser encarado como um instrumento estratégico para acompanhamento constante do valor do negócio. Quando a companhia entende seu valor, consegue ter uma visão mais ampla, assertiva e objetiva dos fatores externos e internos que aumentam ou diminuem o seu valor. Portanto, se tivermos que elencar um impacto positivo do cenário econômico em 2015 certamente foi a contribuição para a definição do preço certo das empresas, coerente com a realidade do mercado

. Por: Maurício Lima, sócio fundador da Invest Tech, Boutique de Investimentos focada na gestão de fundos de Venture Capital e Private Equity para o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC).

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