Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/02/2008 - 10:48

Rio de Janeiro poderá ter trem de luxo para roteiros turísticos

Proposta foi apresentada à Secretaria de Transportes por empresa de Curitiba.

O secretário de Transportes, Julio Lopes, conheceu n no dia 21 de fevereiro, um projeto implantado recentemente em Curitiba que utiliza trens de luxo em roteiros turísticos e que poderá ser adotado no Rio. A proposta da empresa Great Brazil Express é ligar cidades e pontos históricos do Rio de Janeiro, como Angra dos Reis a Barra Mansa, Paty do Alferes a Paraíba do Sul, Campos a Macaé e localidades de Petrópolis, por exemplo, para estimular o turismo ferroviário de luxo nessas regiões do estado.

O projeto lançado na semana passada no Paraná começará a operar em abril com duas litorinas reformadas - trens com auto-propulsão - que vão ligar as cidades de Curitiba e Morretes. Com cabines luxuosas, cada vagão tem 44 poltronas de couro, móveis e decoração colonial. O primeiro trem de luxo para turismo do país percorrerá cerca de 600 quilômetros entre o litoral do Paraná e Foz do Iguaçu. As passagens só para o trecho entre Curitiba e Morretes vão custar R$ 250. Serão feitas, inicialmente, quatro viagens por mês.

O presidente da Great Brazil Express, Adonai Aires de Arruda, explicou ao secretário Julio Lopes que o passeio já existe há onze anos no Paraná, mas que não usava trens de luxo. Agora, com a reforma das duas litorinas, que custou R$ 900 mil, a empresa passa a oferecer um turismo diferenciado, dirigido a um público mais selecionado.

Arruda disse que o circuito turístico faz parte de um projeto de turismo diferenciado que a empresa desenvolve em todo o país, e que inclui viagens de avião, ônibus e trem de luxo num mesmo roteiro. Segundo ele, o turismo de luxo cresce a uma taxa de 10% ao ano, enquanto o turismo convencional não chega a 6%.

- Temos total interesse em investir no Rio. O estado possui dois aspectos importantíssimos para o setor de turismo: além de ser a principal porta de entrada do país, tem a segunda maior população e a segunda maior economia do país. Esses são ingredientes que tornam viáveis quaisquer investimentos e produtos turísticos – comentou o empresário.

O secretário Julio Lopes disse que o Rio de Janeiro tem algumas ferrovias que passam por regiões históricas e com belezas naturais que podem muito bem ser usadas para este tipo de turismo. Ele acredita que o projeto pode ser implantado no Rio, mas que é preciso estudar detalhadamente a proposta, que envolve a participação de outras secretarias, como a de Turismo, Esporte e Lazer e a de Cultura, por exemplo.

- Temos total interesse em projetos como esse. Seria uma maravilha cruzar as belezas do Rio a bordo de um trem. Temos, sem dúvida, muitas áreas a serem exploradas. Mas para isso, precisamos analisar melhor as condições de revitalizar ramais que foram abandonados ao longo das últimas décadas. Temos também que levar em conta os custos dessas iniciativas. Mas é certo que turistas, passageiros e admiradores para um passeio de trem, ainda mais um trem de luxo, não faltal – finalizou Julio Lopes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira