Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/12/2015 - 08:37

Prefeitura apresenta planejamento operacional para o Réveillon de Copacabana

A Prefeitura do Rio apresentou, no dia 28 de dezembro(segunda-feira), o esquema operacional para o Réveillon de Copacabana — evento que celebra a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 e o centenário do samba. A partir de quarta-feira (30/12) haverá um esquema especial na região do Aterro do Flamengo, Botafogo, Ipanema, Leblon, Lagoa e Copacabana, para minimizar os impactos no trânsito. O planejamento foi elaborado em conjunto pelas secretarias de Turismo, Transportes, Saúde, Ordem Pública e Conservação, além de órgãos como Comlurb, CET-Rio e Guarda Municipal.

As interdições começam a partir das 7h de quinta-feira (31/12), com o bloqueio da pista da Avenida Atlântica junto à orla para a implantação da área de lazer e a inversão da mão na pista junto aos prédios. A operação contará com a participação de 985 agentes, entre guardas municipais e controladores de tráfego, 65 viaturas e 90 motocicletas, para garantir fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários. Serão utilizados 43 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as alterações no trânsito, os horários e os locais dos bloqueios, as restrições de estacionamento e as condições do tráfego.

— A grande celebração é a harmonia entre as pessoas, por isso contamos com o apoio da população para que tudo dê certo. É importante dar preferência ao transporte público, evitar garrafas de vidro e não levar fogos porque os instalados nas 11 balsas garantem um espetáculo inesquecível. Vale ressaltar que o turismo na cidade, com a rede hoteleira praticamente ocupada, está em alta com a previsão de receber 857 mil turistas, movimentando cerca de R$ 4 bilhões de reais na economia carioca — disse o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a região impactada pelo evento, permitindo que técnicos da CET-Rio façam ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento. O estacionamento de veículos nas principais vias de Copacabana será proibido a partir das 6h desta quarta (30/12), inclusive para os moradores do bairro. Para evitar transtornos na chegada e saída do evento, a Secretaria Municipal de Transportes recomenda o uso do transporte público, principalmente o metrô, que terá quatro estações (Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e General Osório) para atender o público. O Metrô Rio disponibilizou 143 mil bilhetes exclusivos para a festa com horários predeterminados.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, 28 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados no entorno para desobstrução das vias em caso de enguiço de algum veículo.

— Todo esse planejamento de mobilidade visa dar segurança e conforto na virada do ano em Copacabana. Aqueles engarrafamentos na Nossa Senhora de Copacabana não acontecem mais graças ao plano operacional da prefeitura — explicou o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani.

.Trânsito — principais interdições e alterações em Copacabana e outros pontos na cidade, site: [http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=5823543].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira