Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/02/2008 - 10:53

IDC realiza a segunda edição do IDC Brazil SOA & Business Integration Seminar

São Paulo – A IDC estima que, no ano passado, o mercado brasileiro de SOA movimentou cerca de US$ 120 milhões, compreendendo a soma de softwares relacionados (aplicações, ferramentas de desenvolvimento, software de infra-estrutura) e serviços baseados na arquitetura (consultoria, integração, implementação, desenvolvimento e gerenciamento).

Em 2007, este foi um dos temas mais debatidos entre empresas usuárias e provedores de tecnologia. O interesse despertado pela Arquitetura Orientada a Serviços foi certamente um dos destaques do mercado. De acordo com a IDC, toda essa movimentação demonstra, ao mesmo tempo, duas coisas: uma, que o mercado já está mais amadurecido, com as empresas priorizando em suas agendas um assunto dessa complexidade; e outra, que muitas empresas ainda não conhecem de fato quais são os reais impactos e implicações da estratégia.

Esclarecer questões de caráter estratégico, educativo e de negócios sobre o uso de SOA no Brasil e no mundo, detalhando seu contexto, conceito, benefícios e tendências, com a apresentação de casos de sucesso e questões práticas, é o objetivo do IDC Brazil SOA & Business Integration Seminar 2008, que será realizado 26 de fevereiro, em São Paulo, com a presença de especialistas da IDC e da Bea Systems Brasil.

“Muito embora ainda exista receio ou desconhecimento sobre o real papel de SOA, o consenso geral é que a arquitetura será, em um futuro bastante próximo, parte inevitável e crucial do ambiente tecnológico corporativo. As empresas que melhor aproveitarem os benefícios que este tipo de estratégia pode trazer certamente serão mais competitivas dentro de seu ambiente de negócios”, esclarece Roberto Gutierrez, diretor de consultoria da IDC e chairman da conferência.

Na visão da BEA Systems, a regra mais importante e o primeiro passo a ser seguido na implementação da filosofia SOA é fazer um diagnóstico dos resultados esperados e garantir que SOA é a abordagem adequada. “Além disso, é fundamental entender que SOA vai além da tecnologia. São três os pilares importantes: Processos, que engloba metodologia e melhores práticas, Plataforma Tecnológica, referente ao software, e Pessoas, relacionado a capacitação, treinamento e mudança da cultura de trabalho”, explica Marcos Pupo, Diretor Geral, BEA System Brasil. O executivo acrescenta, “para que os benefícios sejam obtidos, é necessário mudança cultural em SOA, pois a disciplina é essencial para que o reuso dos serviços seja efetivo. Desta forma, a liderança exerce um papel crucial no sucesso de uma implantação”.

A conferência é voltada para executivos “C” level, diretores e gerentes de TI, gerentes de infra-estrutura, finanças e área de negócios de empresas de todos os segmentos. As inscrições podem ser feitas pelo website http://www.idcbrasil.com.br ou pelo email [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira