Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/01/2016 - 06:42

Itália apresenta a excelência da sua indústria calçadista na Couromoda 2016

No Expo Center Norte, em São Paulo.

Numa iniciativa promovida pela ITA - Italian Trade Agency (Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas/ Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália), a Itália participará da Couromoda 2016, a mais importante feira de calçados e artefatos de couro da América Latina, que marca o início do calendário de negócios no Brasil. A feira acontece na cidade de São Paulo, de 10 a 13 de janeiro, no Expo Center Norte.

Maior produtor de calçados da União Europeia, com quota de 1/3 da produção total, a Itália fabrica anualmente cerca de 200 milhões de pares. É também o único país da U.E., entre os dez principais produtores mundiais em volume. O setor representa uma realidade importante para a economia italiana, com faturamento anual em torno de 14 bilhões de euros.

A excelência e a tecnologia do Made in Italy, referência mundial no setor coureiro e calçadista, se fará presente durante a Couromoda 2016, através do Pavilhão Italiano espaço que representará a indústria e seus principais pilares como a feira theMICAM, a mais importante exposição mundial de calçados, realizada duas vezes ao ano, em Milão. No Pavilhão Italiano (Avenida 7 – stand 54), uma programação especial no 2º dia da feira, 11 de janeiro, estará voltada a empresários e formadores de opinião, onde acontece um encontro com Tommaso Cancellara, Diretor da Assocalzaturifici - Associação Nacional de Fabricantes de Calçados Italianos, que promove a theMICAM. Na sequência, Luiz Arruda, Consultor Sênior da WGSN Mindset Brasil, falará sobre “As Macrotendências em Calçados na theMICAM - WGSN Autumn/Winter 2016/2017.

A indústria de calçados italiana —O setor italiano de calçados é um dos pilares do Sistema da Moda, conta com cerca de cinco mil empresas, mais de 77 mil trabalhadores e exporta 85% de sua própria produção, mantendo sua balança comercial sempre ativa, com mais de 4,2 bilhões de euros em 2014. A Itália está também em 3º lugar no ranking mundial de países exportadores de calçados em termos de valor e em 7º, como país exportador, em volume. É reconhecidamente país líder entre os fabricantes de calçados de luxo.

O sucesso do setor está ligado à iniciativa empresarial vibrante e a uma estrutura padrão do setor, que se coloca no contexto de uma "cadeia" constituída por um sistema de subfornecimento: matérias-primas, curtumes, componentes, acessórios, fabricantes de máquinas, modelistas e designers.

theMICAM é a feira mais importante do setor de calçados, promovida pela Assocalzaturifici - Associação Nacional de Fabricantes de Calçados Italianos. O evento acontece duas vezes ao ano, em fevereiro e setembro, em Milão – Itália, no moderno e funcional centro de convenções de Rho Fiera, onde são apresentadas antecipadamente as coleções outono/inverno e Primavera/Verão do ano seguinte, dando vida a uma oferta completa e rica de conteúdo de qualidade, design e inovação, em uma plataforma única que sabe combinar com sucesso business, glamour e comunicação.

A feira ocupa uma área expositiva de cerca de 64 mil m2 e abriga 1500 expositores em cada edição dos quais 600 são internacionais, de 30 países. Dos mais de 60 mil visitantes ao ano, dos quais metade provenientes de cerca de 130 países, theMICAM confirma sua posição em um cenário privilegiado para a promoção das novas coleções e, ao mesmo tempo, em momento decisivo de realização de negócios concretos, onde os visitantes conferem a evolução da moda de calçados italiana e internacional.

Entidades.: Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas/ Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália: ITA - Italian Trade Agency é a agência do Governo Italiano com a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, sobretudo no que tange as empresas de pequeno e médio porte, seus consórcios de exportação e suas associações, trabalho que realiza ininterruptamente há quase um século. Por meio de uma rede de 81 escritórios espalhados pelo mundo, instalados nos principais centros econômicos, garante apoio abrangente às empresas italianas que desejam atuar no exterior, fornecendo-lhes informações de caráter econômico, legal, fiscal e mercadológico, identificando parceiros e oportunidades de negócios, prestando serviços de consultoria personalizados e realizando um acurado plano de ações promocionais, que incluem a realização de Pavilhões Oficiais Italianos em exposições internacionais, a organização de missões de empresários e jornalistas estrangeiros à Itália, bem como de italianos ao exterior, a gestão de cursos e palestras e o desenvolvimento de campanhas publicitárias em veículos econômicos e dirigidos.

Atua em estreito contato com os governos das diversas regiões italianas, câmaras de comércio, indústria, artesanato e agricultura, organizações empresariais e outras entidades públicas e privadas, italianas e estrangeiras, de acordo com uma linha estratégica, em matéria de promoção e internacionalização das empresas, estabelecida por um Comitê de Coordenação institucional, composto pelas principais personalidades do mundo político e empresarial italiano. No Brasil, um dos principais parceiros econômicos da Itália, atende anualmente a mais de 2.500 solicitações provenientes de empresas italianas interessadas em estabelecer-se no país, em todos os segmentos econômicos. Entre essas empresas, um grande número participa das cerca de 100 atividades promocionais realizadas anualmente com o intuito de promover as características do Made in Italy, divulgadas também por meio de uma newsletter quinzenal que veicula a comunidade empresarial italiana uma média de 360 notícias por ano.

Associação Nacional de Fabricantes de Calçados Italianos — A Assocalzaturifici reúne os produtores italianos de calçados. O setor é dividido em um grande número de empresas, incluso as de pequeno porte, sendo que cada uma é especializada em segmentos específicos do produto. Cerca de 700 indústrias de calçados fazem parte da Associação, sendo que o faturamento dessas indústrias representa 70% da produção de calçados italianos.

O objetivo da Assocalzaturifici é estudar, patrocinar e promover iniciativas no campo de interesses econômicos, técnicos e científicos da indústria de calçados, estando presente em todos os níveis institucionais. Uma atenção especial é dedicada à promoção da categoria nos principais mercados estrangeiros, para manter a alta imagem e presença do calçado italiano, conhecido por sua criatividade, bom gosto e originalidade na criação, em conjunto com a precisão de sua preparação artesanal e do uso de materiais cuidadosamente selecionados. Por meio de sua própria prestadora de serviços, a A.N.C.I. Serviços Srl, a Associação organiza a theMICAM, a mais importante exposição mundial de calçados. [www.assocalzaturifici.it].

Pavilhão Italiano na Couromoda 2016, de 10 a 13 de janeiro 2016, de domingo a terça-feira: das 10h às 20h/ quarta- feira: das 10h às 17h, Avenida 7 - Stand 54, Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo(SP). Brasil. | www.ice-sanpaolo.com.br * www.facebook.com/ICEBrasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira