Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/02/2008 - 11:19

Concurso vai definir projeto urbanístico do Comperj


Crescimento com ordenamento urbano é a estratégia traçada pelo governo do estado para a região sob influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí. Prevendo a expansão populacional e imobiliária que se seguirá à instalação do Complexo Petroquímico naquela área, o governador Sérgio Cabral lançou o Concurso Nacional de Urbanismo Regional para selecionar projetos de urbanismo que fixem diretrizes e organizem o desenvolvimento do entorno do Comperj, nos moldes do que foi feito em 2006 para a reurbanização da Rocinha, na Zona Sul do Rio.

O anúncio do concurso foi feito pelo governador no dia 21 de fevereiro (quinta-feira), na abertura do Fórum Comperj, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Centro do Rio. Na oportunidade, o termo de compromisso para a realização do concurso foi assinado pelo governador, o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, a presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Dayse Barbosa de Araújo Góis, e o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, parceiros na iniciativa. O edital do concurso está em fase final de elaboração e, em cerca de 20 dias, escritórios de arquitetura poderão inscrever seus projetos. O resultado final deve sair em agosto deste ano.

O Comperj terá investimento de US$ 8,5 bilhões e vai ocupar uma área de 45 milhões de metros quadrados. A pedra fundamental será lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por Cabral no próximo dia 31 de março. A idéia do concurso, segundo o governador, é produzir um projeto que contemple habitação, mobilidade, gestão do solo e preocupação ambiental, entre outros temas.

- O concurso, por ter âmbito nacional, permitirá que todo o país se envolva na discussão do Comperj. Considero fundamentais a previsão e o planejamento do que este empreendimento proporcionará para nosso estado. Temos exemplos no Brasil e no exterior de grandes empreendimentos que causam impacto sócio-econômico positivos numa região e outros dramáticos. Queremos que este seja muito bem-sucedido - ressaltou Cabral.

O vice-governador espera propostas de intervenção pública e privada que permitam tomadas de decisões de governo - federal, estadual ou municipais - capazes de dar conta do imenso desafio de abrigar o maior investimento empresarial da América Latina, de modo coeso e socialmente responsável, por todos os agentes nele envolvidos.

- Estamos otimistas, pois já tivemos uma parceria de sucesso com o IAB, que é o projeto de urbanização da Rocinha, surgido de um concurso lançado pelo então vice-governador Luiz Paulo Conde. O presidente Lula ficou encantado com o projeto e o incluiu no PAC - contou Pezão.

O coordenador do concurso, Vicente Loureiro, subsecretário de Urbanismo Regional, espera envolver os municípios no projeto de ocupação urbanística.

- Queremos levar os prefeitos a discutirem um projeto de urbanismo regional, que integre todos com qualidade. Tenho certeza de que teremos bons resultados dessas discussões - prevê Loureiro.

Organizado pelo governo do estado, o Fórum Comperj, presidido por Sérgio Cabral, debaterá, durante todo o dia, a importância do empreendimento da Petrobras, em Itaboraí, e a transformação que o complexo petroquímico promoverá na região. O fórum tem o apoio da Petrobras e a participação dos prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste).

- O seminário reunirá vários especialistas em urbanismo, planejamento, meio ambiente, construção civil, saneamento, enfim, autoridades em temas que interessam diretamente a implantação deste extraordinário empreendimento, cujas discussões serão úteis para uma racional e ordenada ocupação do Comperj - afirmou o governador.

Na abertura do evento, Cabral anunciou que a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) já está em condições de fornecer água para as obras do Comperj e que a assinatura do contrato com a Petrobras deverá ser na semana que vem.

Também estiveram presentes na abertura do fórum o ministro das Cidades, Márcio Fortes, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani, o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, o secretário da Associação de Prefeitos dos Municípios do Estado do Rio (Apremerj) e prefeito de Maricá, Ricardo Queiroz, o presidente da Conleste e prefeito de Itaboraí, Cosme Salles, o diretor do Banco do Brasil, Paulo Roberto Meinerz, e o diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Elvio Gaspar, além de secretários estaduais, parlamentares e empresários, entre outros convidados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira