Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/01/2016 - 07:06

Sidney Cohen — Orçamento. Ainda dá tempo!!!.


Sidney Cohen é palestrante, diretor da Bit Partner Consultoria Empresarial — www.bitpartner.com.br  e diretor do PME News – Informativo eletrônico para Pequenas e Médias Empresas — www.pmenews.com.br.

Apesar de 2016 sinalizar um ano difícil, especialistas apontam que as empresas com planejamento financeiro serão as menos prejudicadas, principalmente por trabalharem com o orçamento fidedigno ao cenário, servindo de regulador em todo processo da gestão financeira, em especial às despesas.

O orçamento não pode ser muito exigente e nem flexível em excesso. Deve ser elaborado com antecedência, por cada setor da empresa, com o objetivo de provisionar as despesas e receitas previsíveis para um período futuro. E tem como grande desafio a precisão, reduzindo a ZERO a “distância” entre valores estimados e apurados no período estabelecido. Contribuindo, assim, para o sucesso da execução da estratégia. Costumo dizer que o orçamento é a “senha do cofre”.

Infelizmente, boa parte das pequenas empresas ainda não tem o hábito de se trabalhar com orçamento, dificultando bastante às aquisições de produtos e serviços de forma planejada. Nas médias e grandes empresas, geralmente, o orçamento associado a investimentos para o ano seguinte é definido de agosto a dezembro do ano anterior. Já as pequenas empresas o definem no início do ano vigente, com base nas informações dos últimos dois anos.

Alguns fatores comprometem o sucesso do planejamento baseado no orçamento em boa parte das empresas, mesmo as que adotam o planejamento estratégico e não estão imunes a “erros”. Como, por exemplo:

Medo de sair da “zona de conforto”. Algumas empresas acabam “replicando” o orçamento do ano anterior, em muitos casos, com metas fáceis de serem alcançadas, neste caso limitando o esforço, comprometendo os resultados da empresa.

Algumas empresas subestimam as ameaças e oportunidades provenientes do ambiente externo (por exemplo, concorrência, mercado, medidas do Governo, dentre outros), que merecem atenção. Elas podem impactar em receitas e despesas futuras.

Erros de projeção, orçando receitas mais baixas e despesas mais altas e vice-versa, do que as que deveriam ser estimadas de fato.

Independente do porte de sua empresa é importante elaborar o orçamento para o ano, mesmo que não tenha sido feito, ainda dá tempo!

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira