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12/01/2016 - 05:13

Mais conectividade: Sete tendências do mercado segurador para 2016

Forte presença das plataformas digitais deve tornar processos mais integrados.

Os carros voadores ainda são elementos da ficção científica, mas as ferramentas tecnológicas tão presentes nos filmes já são realidade e fazem parte de diversas atividades do dia-a-dia: compras, comunicação interpessoal, entretenimento, viagens, transações bancárias e até mesmo nos eletrodomésticos, que estão cada vez mais digitais. O público também mudou: a geração Z e os baby boomers saem de cena e dão lugar aos millennials, superconectados e ávidos por novidades.

Para acompanhar essas transformações, o mercado de seguros tem buscado inovação, investindo em tecnologia e soluções que dinamizam processos. Confira as sete principais tendências do mercado segurador em 2016:

1. Serviços agregados: a chamada Internet das Coisas (IoT, sigla para a expressão em inglês Internet of Things) tem ganhado força. Segundo um estudo realizado pela Gartner, empresa de pesquisa e consultoria em tecnologia, 5,5 milhões de novos dispositivos, como smartphones, tablets e notebooks, vão se conectar à internet por dia. Isso facilita a interação com os clientes das seguradoras. “Aplicativos que automatizam serviços como o aviso de sinistro e a vistoria são exemplos de como essa conectividade torna mais fácil a rotina no mercado segurador”, analisa Guillermo Reid, CEO da WDEV, empresa especializada em soluções tecnológicas para seguradoras e corretoras.

2. Novos canais de venda: as plataformas digitais, além de estreitarem o relacionamento com os clientes já conquistados, ampliam os canais de venda para conquistar novos públicos. Hoje, 43% dos brasileiros são usuários frequentes da Internet e 22% usam o celular para pesquisar informações sobre produtos e serviços que desejam contratar. Com seguros não é diferente: o Google registra por mês 11 bilhões de buscas sobre seguros e 15% delas são feitas via smartphone. “O mercado de seguros está buscando novas práticas, mais econômicas, para gerar crescimento de forma rentável. Neste contexto, a área de vendas online se destaca”, comenta Reid.

3. Visão global do cliente: um cliente que tenha seguro automotivo e residencial com uma mesma seguradora, por exemplo, pode acessar um único canal para visualizar informações ou utilizar serviços. Para o CEO da WDEV os portais que reúnem todos os produtos oferecidos tem papel estratégico fundamental na integração: “Eles aproximam a seguradora dos clientes e trazem uma visão mais clara da demanda dos segurados, possibilitando o desenvolvimento de soluções adequadas ao público”.

4. Avanço de Business Intelligence e Big Data: se não for organizada e qualificada, a informação coletada sobre o cliente não tem utilidade para a seguradora. É por isso que o uso de técnicas de Business Intelligence tem se tornado cada vez mais forte, para cruzar e organizar dados de maneira estruturada, otimizando o monitoramento dos canais de comunicação e diminuindo os riscos de fraude. “O Big Data é uma tendência para este ano. Com ele as seguradoras processam altos volumes de dados e coletam informações que geram insights para melhorar os resultados”, aponta Guillermo.

5. Segurança da informação: “Todo o trabalho feito para coletar e qualificar os dados é vão se nada for feito para proteger essas informações da empresa e do cliente”, alerta Reid. “Assim, a arquitetura de segurança adaptativa é uma forte aposta”, completa. Exemplos da aplicação desse conceito são as plataformas de integração que garantem agilidade na localização de problemas de arquitetura, armazenamento dos códigos-fonte reais dos sistemas acompanhados e controle anti-fraude de todos os artefatos gerados, com a possibilidade de auditar todas as operações realizadas pela empresa, além do controle de entregas.

6. Tecnologia para eficiência nas vendas: munidas de informação qualificada sobre seus clientes atuais e prospects, as seguradoras são capazes de desenvolver hoje ferramentas que promovem o aumento da produtividade da equipe de vendas por meio do mapeamento das necessidades e padrões de consumo dos clientes para a criação de estratégias certeiras.

7. A ponte virtual com o corretor: os corretores são fundamentais para as seguradoras, pois fazem o link com os segurados. “Soluções que facilitam o dia-a-dia são eficazes para os negócios e permitem melhor feedback das necessidades e expectativas dos clientes”, explica Guillermo Reid. As ferramentas de conexão virtual já são conhecidas por encurtar distâncias entre familiares, amigos, colegas de trabalho e também entre corretores e segurados. Com o aprimoramento das plataformas digitais para seguradoras, o contato com os clientes deve ser cada vez mais virtual.

A WDEV surgiu em 2009 e, desde então, busca movimentar o mercado de seguros, trazendo soluções tecnológicas totalmente inovadoras para otimizar processos e gerar mais lucratividade às empresas. Vencedora do XV Prêmio E-Finance 2015, na categoria Nova Infraestrutura Corporativa, a WDEV tem grandes seguradoras do país em seu portfólio de clientes e, com flexibilidade, proximidade e comprometimento com uma melhoria continua, traz a eles uma nova experiência no mercado.

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